Publicado em 23 jan 2024

As membranas acrílicas para impermeabilização devem cumprir a norma técnica

Redação

A impermeabilização é na construção civil, pois se constitui uma barreira contra a infiltração de água nas estruturas e protege-as de danos e deterioração. Existem vários métodos de impermeabilização disponíveis, incluindo revestimentos, membranas e sistemas que combinam vários materiais. Um dos métodos mais eficazes e versáteis é a impermeabilização por membrana líquida, que utiliza um revestimento líquido aplicado para criar uma barreira à prova d''água. Entre os vários tipos de sistemas de impermeabilização por membranas líquidas, os sistemas de base acrílica destacam-se pelas suas inúmeras vantagens, incluindo a resistência a altas temperaturas. A impermeabilização por membrana líquida é um tipo de sistema que utiliza um revestimento aplicado com líquido para criar uma barreira à prova d''água em diversas superfícies, como concreto, madeira, metal e muito mais. O líquido é normalmente um material de poliuretano, poliureia ou acrílico que seca para formar uma membrana contínua que fornece proteção contra infiltração de água. Esta técnica é comumente utilizada na impermeabilização de telhados, varandas, fundações, muros de contenção e túneis. A membrana líquida é flexível e pode colmatar pequenas fissuras, tornando-a uma solução eficaz para impermeabilização tanto em novas construções como em projetos de remediação. membrana líquida à base de acrílico é um tipo de sistema de membrana líquida que usa um polímero acrílico para criar uma barreira à prova d''água. Os polímeros acrílicos são conhecidos pela sua estabilidade térmica e resistência a altas temperaturas, tornando-os uma escolha ideal para impermeabilização em climas quentes. A matriz polimérica da membrana líquida proporciona uma barreira entre a superfície e o meio ambiente, protegendo a superfície do calor extremo e garantindo que a impermeabilização permaneça intacta. Há requisitos para as membranas acrílicas para impermeabilização que são compostas por polímeros em dispersão aquosa, monocomponentes de base acrílica, estireno-acrílica ou acrílico-poliuretano.

Da Redação – 

As membranas acrílicas são uma variedade da manta líquida, moldada no local, a frio, resultado da mistura de compostos acrílicos termoplásticos com água. Apesar da facilidade de aplicação, são necessárias múltiplas camadas (até seis demãos), com intervalos de cura de algumas horas. Suas vantagens incluem a ausência de emendas e o custo baixo e quando utilizadas na cor branca, as membranas acrílicas apresentam boa refletividade, auxiliando no conforto térmico de ambientes.

Entre as fragilidades das membranas acrílicas está o fato de não serem totalmente impermeáveis, pois absorvem até 10% de água. Desta forma, não permite empoçamentos, sendo contra indicada sua utilização em áreas planas ou com pouco caimento.

Além disso, por ser um composto orgânico, é especialmente afetada pela radiação ultravioleta, que interfere quimicamente na membrana acrílica, tornando-a menos flexível e mais quebradiça ao longo do tempo. Entre as desvantagens, pode-se citar a pouco resistência à abrasão, não sendo própria  para áreas onde há tráfego.

Segundo a ...

Artigo atualizado em 23/01/2024 11:45.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica