O dióxido de cloro pode auxiliar na desinfecção nas torres de resfriamento
Redação
Para controlar o crescimento microbiano na água da torre de resfriamento, uma variedade de opções de tratamento está disponível, mas o principal é o uso de biocidas químicos. O cloro, o bromo e as cloraminas são comumente utilizados para controlar a proliferação de micro-organismos na água das torres de resfriamento, porém esses produtos químicos podem ser corrosivos e ter efeitos negativos à saúde e ao meio ambiente. Além disso, torna-se necessária uma dosagem bastante elevada em sistemas muito contaminados, aumentando os custos do tratamento.
Lucas Donato –
Ao se pensar em planta industrial, um item não pode ser negligenciado: a torre de resfriamento. Ela é um componente essencial de muitas instalações industriais e comerciais, ela fornece um meio de dissipar o calor de processos e equipamentos, garantindo uma operação mais eficiente e segura.
De forma resumida, as torres de resfriamento têm a função de circular a água de um processo por meio de uma corrente de ar frio gerada por ventiladores que puxam o ar ambiente para dentro delas. Na prática, elas forçam com que o ar passe pelo fluxo da água, geralmente em fluxo de contracorrente. Dessa maneira, a água é resfriada e retorna ao processo industrial.
Para garantir o sucesso nas instalações, é fundamental que a manutenção das torres de resfriamento seja feita de forma adequada, para garantir que a troca de calor permaneça eficiente. Neste ponto, a correta desinfecção da água utilizada no processo é peça-chave.
A proliferação de micro-organismos é bastante comum e pode levar a uma série de problemas nos processos industriais, incluindo a redução da eficiência da troca de calor, o aumento da corros...