Publicado em 16 ago 2022

Os conjuntos respiratórios e conectores devem obedecer à norma técnica

Redação

O conjunto respiratório envolve a montagem de tubos respiratórios, conectores e componentes que formam os membros inspiratórios e expiratórios das vias de gás de um sistema respiratório de anestesia ou de ventilação entre o ventilador e o dispositivo da via aérea do paciente. A válvula de exaustão, o trocador de calor e umidade (TCU), o filtro respiratório e a bolsa reservatória de oxigênio não estão inclusos. A porta de conexão ao paciente está incluída. Um tubo respiratório é um tubo não rígido usado para conduzir gases e/ou vapores entre componentes de um sistema respiratório. A complacência é o volume adicionado para cada unidade de aumento da pressão quando um gás é acrescentado a um espaço fechado, expresso à temperatura e umidade do espaço fechado e sob pressão atmosférica ambiente. Pode-se dizer que os requisitos de divulgação para complacência e valores de resistência de fluxo permitem que o usuário faça uma escolha esclarecida quando conectar estes acessórios a um sistema respiratório. Estes requisitos de projeto destinam-se a possibilitar a operação dentro dos limites de desempenho dos sistemas de respiração anestésica e sistemas respiratórios de ventilação com os quais se pretende que os acessórios sejam destinados a operar. Os usuários necessitam entender que há parâmetros básicos para conjuntos respiratórios e tubos respiratórios destinados ao uso com sistemas de respiração anestésica, sistemas respiratórios de ventilação, umidificadores ou nebulizadores. Aplica-se a conjuntos respiratórios e tubos respiratórios e a adaptadores na extremidade do paciente fornecidos já montados e àqueles fornecidos como componentes e montados de acordo com as instruções do fabricante.

Da Redação – 

Há requisitos normativos que necessitam ser obedecidos para os conjuntos respiratórios, tubos respiratórios e conectores que se destinam a funcionar como acessórios para equipamentos anestésicos e respiratórios. Os conjuntos respiratórios e tubos respiratórios são caracterizados por determinados requisitos de projeto como meios de conexão e limites de vazamento.

Os requisitos de divulgação para complacência e valores de resistência de fluxo permitem que o usuário faça uma escolha esclarecida quando conectar estes acessórios a um sistema respiratório. Estes requisitos de projeto destinam-se a possibilitar a operação dentro dos limites de desempenho dos sistemas de respiração anestésica e sistemas respiratórios de ventilação com os quais se pretende que os acessórios sejam destinados a operar.

Determinados ensaios são realizados sob pressão constante para simplificar a metodologia. Reconhece-se que isso não reflete no uso clínico, quando a pressão é intermitente e os picos de pressão ocorrem durante períodos curtos. Os limites nos métodos de ensaio levam isto em conta. Embora estes métodos de ensaio não...

Artigo atualizado em 16/08/2022 05:57.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica