Publicado em 08 mar 2022

A Qualidade das seringas hipodérmicas estéreis para uso em bombas elétricas

Redação

A bomba de seringa é um equipamento eletromédico com circuito microprocessado, que funciona por meio da ação mecânica propulsora sobre o êmbolo de uma seringa. O conteúdo da seringa é infundido no paciente de forma precisa, conforme a programação selecionada. Reúne as funcionalidades para infusão de drogas parenterais, incluindo as de alta concentração, administração de anestésicos por via venosa e infusão de soluções de nutrição parental e enteral. eu uso é indicado em pacientes que dependem de rigoroso controle de volume de medicamentos, como em neonatologia, pediatria e em procedimentos de anestesia. Dentre suas funcionalidades, destaca-se a possibilidade de uso de várias marcas de seringa, programação em modo volumétrico ou em modo dose, cadastramento de medicamentos contendo concentração e dose previamente definidos pelo usuário, alça de transporte e facilidade para fixação em bancadas e pedestais. O equipamento possui um completo sistema de alarmes visual e sonoro, que atende às normas técnicas vigente e garante segurança e precisão de funcionamento ao usuário e ao paciente. Há um critério absoluto de desempenho que é obtido pela combinação dos funcionamentos da bomba de seringa e da seringa como um sistema completo. A dependência dos elementos do sistema é um fator essencial para o desempenho de cada um. É essencial que os fabricantes de cada um desses elementos entrem em contato com o fabricante do outro ao considerar alterações no projeto, a fim de garantir a operação satisfatória do sistema. Em particular, o fabricante de seringa deve apresentar a informação sobre as tolerâncias e relações entre as dimensões específicas da seringa, bem como sobre as características de desempenho, como a força para mover a haste e a variação que pode ser esperada. A seleção de velocidades de ensaio para exatidão da taxa de fluxo identificou que as velocidades baixas são o pior caso e resultam em grande variação. Porém, foi considerado inapropriado selecionar velocidades inferiores a 1 mL/h, devido às limitações de erro no método de ensaio gravimétrico (devido a fatores como estabilização da balança e dificuldade na medição de microquantidades de fluido usando balanças projetadas para medição estática). Foi identificado que os tempos de início e do percurso até a parada podem impactar as forças da bomba e deve-se considerar a sua exclusão, se necessário. As características do equipamento de medição e da bomba de seringa podem influenciar o erro no método de ensaio, sendo recomendado incluir o nível adequado de exatidão e precisão do equipamento e realizar validações do método de ensaio. Os usuários devem entender os parâmetros para as seringas hipodérmicas estéreis para uso único de capacidade nominal igual ou superior a 1 mL, feitas de materiais plásticos e destinadas a uso em bombas de seringa elétricas.

Da Redação – 

O uso de seringas, que foram inicialmente projetadas e usadas como dispositivos operados manualmente, em bombas de seringa, agora torna desejável alcançar tolerâncias muito mais estreitas nas dimensões da seringa do que normalmente exigidas para o uso manual. Entende-se que o grau de investimento mundial por parte de todos os fabricantes de seringas em equipamentos de moldagem e fabricação é tal que uma alteração, como a modificação dos diâmetros dos botões de pressão ou do diâmetro interno do cilindro (DI), está amplamente fora do alcance da indústria de seringas.

Tipicamente, a altura (hard height) de uma seringa nunca foi considerada uma dimensão particularmente crítica. As tolerâncias para a altura (hard height) da seringa são relativamente menos rigorosas. A dimensão da altura (hard height) é uma função não somente do comprimento total da haste e do cilindro, mas também da espessura do pistão e dos flanges do cilindro.

A espessura do pistão, em virtude de seu processo de fabricação relativamente não sofisticado, pode variar consideravelmente. Como todos esses componentes são fabricados em moldes ...

Artigo atualizado em 08/03/2022 03:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica