Publicado em 16 jan 2024

Os mitos podem prejudicar a impermeabilização adequada em obras

Redação

As soluções em impermeabilização são desenvolvidas pensando na melhor maneira de se proteger considerando a movimentação estrutural, exposição aos fenômenos climáticos, tráfego de veículos e pessoas e exposição a agentes químicos. Há um mito muito comum de que a impermeabilização se restringe somente aos telhados. Ela é aplicável a várias outras estruturas, especialmente em áreas frias, como cozinhas, lavanderias e sacadas.

Anderson Oliveira – 

Atentar ao projeto de impermeabilização é um passo determinante na construção civil. Ao garantir que a umidade fique longe do local, as estruturas se mantêm por mais tempo (prolongando sua vida útil), danos causados pela água são evitados e ainda há a proteção contra infiltrações, mofo, bolor, eflorescência e carbonatação.

Contudo a área ainda convive com muitos mitos e informações falsas que confundem os moradores, os proprietários e até mesmo profissionais do setor. Por isso, é comum ver muitas pessoas deixando de lado a impermeabilização ao fazer uma obra, algo totalmente equivocado: ela deveria ser prioridade em qualquer projeto.

O primeiro deles é referente ao preço: os custos podem e devem se adequar ao tamanho e ao tipo do projeto. Além disso, tendo em vista os riscos citados no parágrafo anterior, é preciso ter consciência de que será, na realidade, um investimento e não um gasto extra.

Na mesma linha, há quem pense que todos os produtos de impermeabilização são exatamente iguais e escolhem qualquer um. Membranas líquidas, revestimentos, selantes e materiais de barreira são altern...

Artigo atualizado em 16/01/2024 10:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica