Publicado em 22 nov 2022

A Qualidade dos compósitos moldados pelo processo de pultrusão

Redação

O perfil estrutural é uma estrutura matricial fabricada em resina termofixa reforçada com fibras pelo processo de pultrusão, destinada à fabricação de estruturas de apoio para equipamentos, grades de piso, guarda-corpos, sistema de bandejamento, painéis, forros, tetos e assemelhados. A pultrusão é um processo de fabricação contínuo de perfis reforçados, em resina termofixa, com grande resistência unidirecional e obtidos por tração, por meio de uma matriz aquecida, com fios de base contínua, impregnados de resina. Assim, os perfis pultrudados são fabricados com materiais composites, também conhecido como plásticos reforçados, basicamente formados pela combinação de uma matriz polimérica (resina) e um reforço, mais comumente a fibra de vidro, embora haja desenvolvimentos com outros reforços. Os materiais composites permitem que a peça disponha de elevadas resistências mecânica e à corrosão, leveza, entre várias outras características técnicas. Os produtos em composites podem ser manufaturados por meio de vários processos, sendo a pultrusão um deles. De maneira geral, possuem um teor de fibra na ordem de 70% e teor de resina de 30%, o que confere seu excelente desempenho técnico. As propriedades relacionadas ao processo de pultrusão fazem com que o material apresente maior custo benefício, quando comparado com as alternativas tradicionais como o aço, o alumínio e aço inox. Há parâmetros normativos obrigatórios para os materiais, métodos de ensaio e tolerâncias dimensionais para compósito moldado pelo processo de pultrusão para utilização na indústria do petróleo e gás natural.

Da Redação – 

Geralmente, os perfis pultrudados são empregados para a fabricação de uma diversa gama de produtos como grades de piso, degraus, guarda-corpos, passarelas, escadas, tampas, perfis, bandejamento elétrico, postes, cruzetas, corrimãos, etc. Podem ser utilizadas em diversos mercados como petróleo & gás, químico, construção civil, eletroeletrônico, transportes, telecomunicações, açúcar & álcool, siderúrgico, saneamento básico, industrial, papel & celulose, entre outros.

A pultrusão é um processo mecanizado e contínuo, que consiste no puxamento de fibras de vidro (mantas, fios e tecidos) e véu de superfície impregnados por resinas isoftálica, éster-vinílica, epóxi, acrílica e fenólica através de um molde metálico aquecido. A tecnologia da pultrusão garante a uniformidade de espessura, excelente acabamento em ambos os lados e a constância no percentual de fibra de vidro em toda a área do perfil, garantindo uma alta resistência mecânica.

As resinas usadas podem ser do tipo termofixas, não perdem suas propriedades quando expostas a temperaturas elevadas. Esta estabilidade garante que os perfis pult...

Artigo atualizado em 22/11/2022 04:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica