A conformidade da execução de galerias técnicas
Redação
As galerias técnicas são sistemas subterrâneos que promovem a harmonia, o compartilhamento e a ordem entre diversos serviços de concessão pública ou privada, de modo seguro, prático e eficaz, que resulta no menor gasto de energia/trabalho na manutenção e ampliação de redes, visando o desenvolvimento e a qualidade dos serviços prestados, principalmente nos centros urbanos. Há requisitos normativos para a fabricação, controle da qualidade e inspeção de peças pré-moldadas e pré-fabricadas em concreto, para execução de galerias técnicas, visando o ordenamento compartilhado ou não do subsolo, por meio da implantação de infraestrutura de serviços públicos ou privados relacionados, por exemplo, com telecomunicação, telefonia, fibra ótica, água potável, eletricidade e demais serviços correlatos. Eles se aplicam às galerias técnicas de seção circular, quadrada e retangular, sedo que outro tipo de seção pode ser definido, cabendo ao projetista estabelecer em projeto os requisitos de fabricação, controle da qualidade, inspeção e aceitação das peças. Para os seus efeitos, aplicam-se os mesmos requisitos às peças pré-moldadas e às peças pré-fabricadas de concreto, sendo ambas as peças referenciadas apenas como peças pré-moldadas. Não se aplicam ao processo executivo das redes de galerias e não há requisitos de compatibilidade, compartilhamento e ordenamento do espaço interno das galerias pelas redes ou instalações.

Da Redação –
Uma galeria técnica pré-moldada em concreto é um sistema subterrâneo pré-fabricado usado para ordenar e compartilhar infraestruturas de serviços públicos (como água, esgoto, fibra ótica e eletricidade) no subsolo. Ela utiliza peças de concreto pré-moldadas para agilizar a construção, aumentar a segurança e durabilidade, além de reduzir o impacto visual e urbano ao eliminar a necessidade de postes.
Conforme detalha a NBR 16584 de 10/2023 - Galeria técnica pré-moldada em concreto para compartilhamento de infraestrutura e ordenamento do subsolo — Requisitos, as peças pré-moldadas destinadas à construção de galerias técnicas são enquadradas na categoria de condutos rígidos, ou seja, devem suportar as cargas por sua própria resistência, com possibilidade ou não de haver sobrecargas acidentais móveis. As peças pré-moldadas circulares, quadradas ou retangulares a serem utilizadas na construção das galerias técnicas devem atender a todos os requisitos gerais apresentados nas NBR 8890, NBR 15319 e NBR 15396, respectivamente, exceto, no caso de peç...