A conformidade dos cabos fotovoltaicos para as placas solares
Redação
Com uma procura cada vez maior, principalmente em épocas de alto consumo, como no verão, por conta do alto uso de equipamentos como o ar-condicionado, a energia proveniente do Sol segue em alta entre os brasileiros e os sistemas fotovoltaicos têm todos os atributos para se tornar protagonista nos próximos anos. Mas antes de optar por esse tipo de energia, deve-se saber o que é preciso conhecer além das placas solares. Assim, é preciso acertar na compra dos cabos específicos para os sistemas fotovoltaicos.
Nelson Volyk –
Com o crescimento da geração de energia por meio do sol, estima-se que a porcentagem na participação da matriz energética desta energia limpa tende a dobrar no curto período de dois a três anos. E quando falamos em implantação de energia solar, um dos primeiros elementos que se pensa são as placas solares.
Porém, outro fator determinante para o sucesso e durabilidade do mecanismo de energia solar são os cabos elétricos usados nesse tipo de instalação, que são diferentes dos cabos convencionais. Quando os raios solares atingem a placa solar, esta começa a gerar energia elétrica, que é transmitida através dos cabos solares ao inversor fotovoltaico, que por sua vez transformará a energia elétrica gerada em corrente contínua para energia alternada, que é utilizada nas residências, comércios e indústrias.
A corrente contínua possui um positivo e um negativo, por isso os cabos solares são produzidos nas cores vermelha e preta, sendo o vermelho utilizado para o positivo e o preto para identificar o negativo. Em um sistema, o usual é utilizar várias placas solares, podendo ser ut...