Publicado em 16 jan 2024

O ensaio de consumo de energia e autonomia em veículos elétricos leves

Redação

A determinação da autonomia e consumo de energia para veículos de bateria elétrica se baseou em uma metodologia de ensaio de ciclo único (single cycle test – SCT) que exige que o veículo seja conduzido repetidamente sobre a mesma velocidade em um perfil de tempo, ou seja, ciclo de condução, até que a energia da bateria do veículo seja completamente esgotada. A natureza longa e indeterminada do SCT coloca esforços logísticos significativos nas instalações. Os ciclos de condução sequência de velocidades estabelecida em intervalos de tempo de 1 s utilizada na execução do ensaio. Consiste em sequências não repetidas dos regimes de marcha lenta, acelerações, condições estabilizadas e desacelerações em magnitudes e combinações variadas e um veículo elétrico a bateria (battery-electric vehicle - BEV) é eletricamente propelido e utiliza apenas bateria como fonte de potência para sua propulsão. Há procedimentos normativos uniformes para ensaiar veículos elétricos a bateria (BEV) que podem ser operados em estradas públicas e privadas. O método de ensaio se aplica apenas a veículos que usam baterias como única fonte de energia.

Da Redação – 

Para a realização do ensaio, há parâmetros para a condução do veículo. O ciclo de condução urbano (CCU) é definido pela NBR 16567, sendo utilizado para representar a condução do veículo na cidade e o ciclo de condução estrada (CCE) é definido pela NBR 7024, sendo utilizado para representar a condução o veículo em estrada. O ciclo de velocidade constante (CVC) é utilizado para esgotar rapidamente a energia da bateria e consiste em uma programação de velocidade no estado de equilíbrio em 105 km/h.

Caso o veículo não possa alcançar 105 km/h, este deve atingir 90% da velocidade máxima sustentável. Neste caso, o veículo deve atingir a velocidade (90%) uniformemente dentro de 1 min após a chave de partida ser colocada na posição ligar. A velocidade do veículo deve ser mantida dentro dos limites definidos na norma.

O CVC pode ser dividido em subfases distintas de no mínimo 5 min, a menos que os critérios de término de ensaio sejam atingidos antes deste tempo, e não mais do que 60 min. Um repouso (veículo desligado) entre 5 min e 30 min deve ser realizado entre cada subfase CVC. A tolerância de velocidade a q...

Artigo atualizado em 16/01/2024 02:45.

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