Publicado em 24 dez 2024

As características normativas para a operação dos controles do pé em automóveis

Redação

As configurações normativas são indicadas somente aos pedais do acelerador, do freio de serviço e da embreagem para automóveis de passageiros e derivados. Contudo, podem ter outras configurações diferentes, geralmente feitas sob medida para as necessidades de cada indivíduo. Quando a pessoa tem uma lesão temporária ou uma deficiência permanente, essas adaptações oferecem opções alternativas para indivíduos que não podem usar controles manuais tradicionais. Por isso, são estabelecidos parâmetros normativos para as características requeridas relativas às posições e distâncias necessárias para assegurar espaço lateral suficiente para a operação dos controles dos pés.

Da Redação – 

Em termos científicos, as simulações de posicionamento do pedal, usando os softwares de modelagem, podem ser conduzidas para determinar, para o 1º percentil feminino para o 99º percentil masculino, o posicionamento ideal para frente/trás do pedal do acelerador para o conforto das articulações e as consequências resultantes na força e no conforto para o uso do pedal do freio. Os resultados produziram uma gama de posições aceitáveis do pedal para 99% da população em alturas de assento entre 15 cm e 25 cm acima do chão.

Assim, as posições do pedal não puderam ser localizadas em alturas de assento acima de 25 cm devido a restrições de conforto do ângulo do tornozelo. As discrepâncias entre vários estudos de limiar de conforto relatados na literatura são discutidas em relação ao valor prático das faixas de conforto recomendadas. Recomendações são feitas para recursos adicionais no software de simulação, que auxiliariam os usuários na execução desses tipos de investigações e análises de pesquisa.

As especificações normativas incluídas na ...

Artigo atualizado em 19/12/2024 11:03.

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