A coordenação modular estimula a fabricação de sistemas na construção civil
Redação
Enquanto a coordenação modular (modular coordination) é a coordenação dimensional mediante a utilização do módulo básico ou de um multimódulo, pode-se dizer que a construção modular é um sistema composto de produtos construtivos produzidos de forma industrializada, que podem ser justapostos e/ou acoplados formando a edificação. O módulo da construção modular se refere a um grupo de produtos construtivos que pode ser intercambiável dentro de uma arquitetura de produto para produzir uma variedade de produtos similares. Assim, na construção modular é possível substituir ou adicionar módulos sem afetar o restante do sistema. A construção modular possui quatro tipologias: a construção modular volumétrica, também chamada de 3D; a construção modular em painéis, também chamada de 2D; a construção modular paramétrica e a construção modular híbrida, quando são utilizadas duas ou mais s tipologias. Foram desenvolvidos requisitos normativos para o instrumento de compatibilização de componentes, elementos e sistemas na construção civil por meio da coordenação de dimensões a partir de uma medida-padrão, o módulo básico de 100 mm (10 cm). Também definidos os termos, o valor do módulo básico, os objetivos, os princípios, a representação gráfica, as diretrizes de projeto para edificações e para produtos construtivos, e ainda um check list e uma etiqueta para produtos construtivos. A coordenação modular se aplica ao projeto e à execução de edificações e de produtos construtivos.
Da Redação –
As diretrizes de projeto para os produtos construtivos, sejam eles componentes, elementos ou sistemas, são uma ferramenta de auxílio para os diversos agentes da construção e estão organizadas a partir de três utilizações fundamentais: pelos fabricantes, como norteadoras no processo de inclusão da coordenação modular nas normas específicas dos seus produtos; no processo de etiquetagem correta dos seus produtos, orientando, a partir destes itens, quais informações podem ser facilitadoras na utilização dos produtos pelo mercado e por projetistas; e facilitar a utilização de componentes, elementos e sistemas nos mais diversos projetos de edificações. As normas técnicas aplicáveis de cada componente, elemento ou sistema, devem ser atendidas.
A partir dos princípios básicos da coordenação modular, é possível determinar uma série de passos, que geram as informações necessárias para a adaptação dos sistemas na busca por uma industrialização aberta. Recomenda-se definir os multimódulos e incrementos submodulares de um produto para busca de compatibilização de medidas unitárias.
As medidas de fabricação devem s...