Publicado em 27 mai 2025

A avaliação da ignitabilidade de colchões e componentes da cama

Redação

A ignitabilidade é a facilidade com que o material ou produto pode ser ignizado com a presença de uma chama ou de fontes incandescentes. O método de ensaio para determinação da ignitabilidade de colchões e componentes da cama emprega uma fonte de ignição incandescente e fonte de ignição flamejante padrão, tendo como intuito ensaiar colchões, colchonetes e demais componentes de cama, como capas removíveis, cobertores, colchas e travesseiros, incluindo fronhas e lençóis. Esse ensaio não deve ser utilizado para ensaiar móveis estofados, como sofás, poltronas e assentos estofados. Para estes produtos, recomenda-se consultar a NBR 16405.

Da Redação – 

Existem alguns critérios para avaliação da ignitabilidade. Por exemplo, na ignição incandescente, para os efeitos deste método de ensaio, todos os tipos de comportamento descritos a seguir devem ser considerados ignição incandescente. Qualquer corpo de prova que produza quantidades de fumaça detectáveis externamente, calor ou incandescência ao final do período de 1 h da aplicação da fonte de ignição. Qualquer corpo de prova que apresente comportamento de combustão crescente, de modo que não seja seguro continuar o ensaio e que seja requerida a extinção forçada e qualquer corpo de prova que queime até ser essencialmente consumido, durante o ensaio.

Qualquer corpo de prova que queime até as extremidades, para qualquer lado, ou em toda a espessura, durante o ensaio. No entanto, todos os materiais com espessura igual ou inferior a 25 mm podem queimar em toda a sua espessura. Qualquer corpo de prova que, na inspeção final, apresente evidência de incandescência, exceto descoloração, com extensão superior a 25 mm em qualquer direção horizontal, a partir da borda da almofada de algodão ou do ponto de apli...

Artigo atualizado em 23/05/2025 10:26.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica