A classificação de segurança dos vidros temperados e dos esmaltados temperados
Redação
Os vidros temperados são constituídos por uma única peça cuja resistência mecânica e térmica é aumentada em decorrência do tratamento a que é submetido, e que no instante da quebra se desintegra em pequenos fragmentos menos pontiagudos e menos cortantes que o vidro comum (float ou texturizado), reduzindo assim o risco de ferimentos graves e de eventuais acidentes. Deve-se consultar a norma para informações sobre a classificação de segurança. As resistências mecânica e térmica são geradas pelo nível de compressão superficial e não dependem das dimensões da peça. Os vidros temperados apresentam tensão de superfície residual a partir de 10.000 psi e possui maior resistência às tensões térmica e mecânica em comparação ao vidro comum e ele é desenvolvido a partir de um dos seguintes vidros monolíticos que atende aos requisitos de suas normas específicas: vidro float, de acordo com a NBR NM 294; vidro texturizado (impresso), de acordo com a NBR NM 297; e vidro revestido de controle solar, de acordo com a NBR 16023. A classificação é feita em ensaios de corpos de prova descritos na norma e os vidros esmaltados temperados são os que possuem uma superfície que recebeu aplicação de esmalte cerâmico antes do processo de têmpera.

Toda chapa de vidro temperado deve ser marcada de forma indelével e permanente com a logomarca do processador e/ou o nome do processador do vidro. A marcação de identificação permanente deve ser aplicada nas peças de vidro próxima a um dos cantos, onde deve estar totalmente visível e legível quando o vidro for instalado.
Se houver solicitação do cliente para que a marcação seja aplicada em local não visível, isso deve ser acordado previamente entre as partes. Informações adicionais também podem ser gravadas, desde que previamente acordadas entre o processador e o consumidor.
Em caso de quebra, o vidro temperado se fragmenta em pequenos pedaços, mas a fragmentação do vidro temperado aplicado ou instalado pode não corresponder exatamente àquela descrita na norma, devido à forma de fixação, ações externas, à causa da fratura ou se o vidro temperado fizer parte da composição de um vidro laminado.
No caso de impacto humano acidental, se o vidro temperado quebrar, deve ser de modo que reduza o risco de ferimentos. Desta forma, deve respeitar a metodologia de avaliação dos fragmentos do ensaio de pêndulo.
O vidro temperado pode ser class...