Publicado em 11 mai 2021

Acústica: o isolamento a ruído aéreo de elementos de fachada

Redação

Para o benefício e bem-estar das pessoas em escritórios, escolas e residências, o ruído perturbador de outras salas ou do mundo exterior deve ser reduzido ao mínimo. A fim de otimizar o isolamento acústico contra fontes externas de ruído, foram estabelecidas medições acústicas de edifícios, como isolamento de ruído aéreo e de impacto. Para medir o isolamento acústico entre duas salas, deve-se gerar um som em uma sala e comparar esse nível de som com o nível medido em uma sala normalmente adjacente. O ruído transportado pelo ar e o ruído de impacto são distinguidos da seguinte forma: o ruído aerotransportado é o som transmitido pelo ar, como o ruído do tráfego ou pessoas falando na sala ao lado. O ruído de impacto resulta, por exemplo, de passos no chão, que podem ser ouvidos na sala abaixo. O processo de cálculo do isolamento acústico também pode exigir que o ruído de fundo e o tempo de reverberação sejam medidos. O princípio da medição consiste simplesmente em criar um ruído medido na primeira sala (a sala emissora) e compará-lo com uma medição na segunda sala (a sala receptora). Deve-se gerar um sinal de teste de referência na sala de envio usando um alto-falante omnidirecional. Medir o espectro de ruído na sala de envio e recepção. Corrigir a leitura da sala de recepção deduzindo qualquer ruído de fundo perturbador e do efeito da sala (se a sala de recepção for reverberante, o nível de som será mais alto). O isolamento acústico aéreo das fachadas é medido da mesma maneira. Nesse caso, a fonte do sinal de teste é posicionada fora do edifício na frente da partição da fachada sob investigação. Deve-se entender os procedimentos para determinar o isolamento a ruído aéreo de elementos de fachada (métodos para elemento) e de fachadas inteiras (métodos globais) usando medições de pressão sonora, sendo que esses procedimentos são destinados a salas de volume na faixa de 10 m³ a 250 m³, na faixa de frequências de 50 Hz a 5.000 Hz.

Da Redação – 

Uma fachada é um lado externo de um edifício e os princípios de insonorização são essencialmente iguais aos das paredes interiores. Ao medir fachadas, a fonte sonora estará posicionada fora do edifício. Um ruído é usado como sinal de teste necessita-se de um alto-falante que seja potente o suficiente para produzir o nível de som desejado na banda de frequência de 50 Hz a 10 kHz da forma mais uniforme possível.

Também, há a necessidade de um medidor de nível de som que seja capaz de medir os parâmetros acústicos exigidos de acordo com os padrões normativos. Pode-se, igualmente, precisar de um alto-falante dodecaedro como fonte de som para medições de isolamento acústico no ar e de uma máquina de batida para produzir os sons de impacto. Além disso, deve-se usar um pacote de software profissional para controlar o processo e relatar os resultados, o que pode simplificar a tarefa.

O ruído de tráfego de aeronaves na vizinhança dos aeroportos é transmitido para os edifícios através de vários caminhos de propagação diferentes durante cada operação da aeronave. Durante cada operação, o espectro de frequências ...

Artigo atualizado em 03/05/2021 06:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica