Publicado em 14 jun 2022

Os tanques aéreos de aço devem ser fabricados conforme a norma técnica

Redação

Os tanques aéreos devem ser fabricados em aço-carbono, atmosférico, para garantir a correta e segura armazenagem aéreo de líquidos, cuja densidade não exceda em 110% a da água, numa relação de volume até 190.000 litros. Devem ser projetados para operar a pressões que variam de 3,4 até 6,8 kPa. Podem ser cilíndricos verticais, horizontais ou retangulares. E, geralmente, são suportados por uma estrutura física de aço. Oferecem diversos benefícios, como garantir a correta descontaminação do líquido, de modo a fazer com que opere adequadamente quando em uso; evita que o líquido que se deseja guardar seja contaminado por agentes como bactérias ou qualquer outro. Como é aéreo, não entra em contato com o solo. Esse tipo de tanque pode contribuir para a redução de potenciais problemas de natureza ambiental, pois o líquido fica armazenado em local apropriado, não vazando para os lençóis subterrâneos. Assim, deve-se compreender que o tanque aéreo é usado para armazenamento instalado acima do nível do solo, podendo ser de superfície, elevado ou horizontal e o dique ou bacia de contenção tem a construção de parede simples formando um fundo e laterais com topo aberto ou fechado para prover contenção secundária dos tanques aéreos. O respiro de emergência é um dispositivo que automaticamente alivia os excessos de pressão interna ao tanque devido à exposição externa ao fogo ou bloqueio do respiro normal e o espaço intersticial é aquele entre as paredes de um tanque com múltiplas paredes capaz de comunicar o líquido de um vazamento com uma parede adjacente para um ponto de coleta e monitoramento. Os tanques devem ser produzidos com os requisitos normativos de fabricação e métodos de ensaios com contenções primária e secundária, e bacia acoplada, utilizados para armazenamento de líquidos não corrosivos, inflamáveis estáveis e combustíveis com massa específica não superior a 1.000 kg/m³.

Da Redação – 

Basicamente, existem dois tipos de tanques: os atmosféricos e os pressurizados. Os atmosféricos são usados para fluidos que podem ser armazenados em condições ambientais, como petróleo bruto, água e certos gases e os pressurizados são usados para líquidos que precisam ser estabilizados e armazenados sob pressão, como o gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás natural liquefeito e nitrogênio líquido.

Um tanque de armazenamento acima do solo é um recipiente industrial usado para armazenar grandes quantidades de líquidos, como produtos petrolíferos ou produtos químicos. Os tanques de armazenamento acima do solo são propensos a corrosão por pites e fendas devido à pressão significativa gerada entre o tanque e o solo. Os tanques de armazenamento acima do solo devem ser monitorados adequadamente para evitar a corrosão, pois geralmente contêm materiais perigosos que representam riscos graves quando derramados ou liberados no meio ambiente. Os revestimentos, guarnições ou outros mecanismos de resistência à corrosão adequados são aconselháveis na instalação de tanques de armazenamento acima do solo.

A área de s...

Artigo atualizado em 14/06/2022 11:57.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica