Publicado em 02 jun 2020

A medição de ruídos em edificações

Redação

O termo ruído possui algumas percepções subjetivas, podendo ser explicado como o som sem harmonia ou simplesmente barulho indesejável. Esse som está sujeito aos mecanismos de reflexão, difração, transmissão, absorção e refração. O mesmo acontece com a luz que também se comporta como uma onda. Dessa forma, no ponto de vista do som, podemos perceber que cada material vai interagir com o som de uma forma, sendo que ao receber uma frente de onda pode haver todos os mecanismos ao mesmo tempo. O som possui características quantitativas, sendo um fenômeno físico que é avaliado de forma mais intuitiva em dB (decibel), por ter uma resposta logarítmica que nos é difícil de interpretar em termos de amplitude. Por sua vez, a frequência (Hz) e a fase variam no tempo e espaço, de forma que observamos mecanismos interessantes como o efeito doppler. Na aferição do ambiente que é alvo de perturbação, usa-se o instrumento de medição que recebe o nome de sonômetro que capta o nível da pressão sonora por um transdutor durante alguns instantes de tempo, em intervalos fixos e vai integrando as respostas de pressão (somando) e tirando médias. Pode-se avaliar em diferentes tempos de integração e com isso ter médias que retratam uma característica de uma fonte sonora específica durante certa duração. Em geral, para medidas de controle ambiental usam-se integrações em tempos espaçados como durante vários minutos até um dia inteiro. É comum se utilizar as medições e as integrações temporais nos períodos diurno, vespertino e noturno, de acordo com a norma utilizada. O tempo de medição e intervalo entre cada tomada de pressão deve ser escolhido de forma a permitir a caracterização do ruído em questão. As condições de operação e ciclos de operação são fornecidas para os equipamentos prediais mais comuns em edificações. Eles só devem ser usados se não forem contrários aos requisitos e regulamentos nacionais. Entretanto, o equipamento predial não mencionado a seguir pode ser medido de acordo com os princípios contidos neste documento. As condições de operação e ciclos operacionais escolhidos devem então ser relatados em detalhes. Igualmente, existem métodos simplificados de ensaio que podem ser usados para o levantamento das características acústicas do isolamento a ruído aéreo, do isolamento a ruído de impacto e dos níveis de pressão sonora produzidos por equipamentos prediais. Os métodos podem ser utilizados para ensaios de inspeção das propriedades acústicas das edificações. Os métodos não são destinados a serem aplicados para medir propriedades acústicas de elementos construtivos.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

Um ruído é usualmente associado a sons que podem causar incômodos, ser indesejáveis ou não inteligíveis. Som e ruído são de mesma natureza física e dependendo da situação, um som pode ser designado como ruído. À medida em que provoca doenças como distúrbios do sono, stress, depressão, irritabilidade e até problemas cardiovasculares, a poluição sonora é considerada problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Estima-se que atualmente mais 800 milhões de pessoas sofram com perda auditiva, quantidade que deverá aumentar para mais 1,1 bilhão até 2021 - aproximadamente 17% da população. O ruído pode afetar ainda o desempenho nas atividades de trabalho, ao interferir na comunicação oral, na concentração na vida cotidiana das pessoas, prejudicando a saúde mental, o relaxamento, e causando queda da qualidade de vida. No caso das crianças, pode comprometer o crescimento, além de todo o processo de aprendizado.

As atividades mais comuns, realizadas no entorno das áreas residenciais ou de trabalho, podem se tornar um problema sem o controle na emissão de decibéis. Algumas medidas podem ser adotadas por parte dos projetistas para diminuir esse efeito, com a adoção de soluções combinadas e a utilização de elementos adequados. As principais fontes de barulho externo são o tráfego de automóveis e de aeronaves, as construções prediais e viárias, a atividade de pessoas nas ruas e vizinhança...

Artigo atualizado em 02/06/2020 04:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica