Publicado em 21 fev 2023

A Qualidade das chapas e telhas de poliéster reforçado com fibras de vidro

Redação

O poliéster é um polímero derivado de seus anidridos e poliálcoois, podendo ser saturado ou insaturado, o que confere sua natureza termoplástica ou termorrígida. O poliéster é formado por polímeros de componentes variáveis, cujo a cadeia é aberta (resina insaturada). Sua polimerização fornece um vidro orgânico incolor. A sua molécula fica então extremamente estável e reticulada. A fibra de vidro é um vidro de borossilicato, contendo menos de 2% de Na2O (óxido de sódio) e K2O (óxido de potássio). O óxido de boro fornece o alongamento dos vidros, possibilitando a formação de fibras, ou fios com diâmetros de 5 a 20 microns. Encontra no mercado em forma de micromantas, mantas, tecidos e filamentos, sendo utilizadas para iluminar naturalmente os ambientes, pois as telhas são translúcidas quando fabricadas em poliéster reforçadas com fibra de vidro (PRFV) e podem ser fabricadas nos mais diversos modelos e cores. As fibras de vidro são um produto de grau comercial formado por filamentos de vidro com tratamento superficial, tornando-o compatível com as resinas de impregnação. A resistência ao impacto é aquela em que um laminado apresenta quando submetido ao impacto originado pelo golpe de granizos ou projéteis de tamanhos e velocidades similares. Os granizos e projéteis podem causar danos localizados e visíveis das fibras reforçadas e algumas falhas da resina no interior da superfície do painel, conhecidos como estrias. Estas marcas geralmente constituem-se de somente deformidades aparentes, que não afetam o desempenho dos painéis em termos de estanqueidade, transmissão de luz ou resistência climática. Há parâmetros normativos e métodos de ensaios para as chapas planas, telhas e domos contínuos de poliéster reforçado com fibras de vidro, destinados à cobertura de telhados e fechamento lateral de estabelecimentos comerciais, agroindustrial, na construção civil de forma geral, nas indústrias químicas, petroquímicas, de fertilizantes, mineração, alimentícias, transporte de cargas refrigeradas e alimentos, para qualquer aplicação que necessite de fechamento superior ou lateral com alto desempenho quanto ao comportamento às intempéries e produtos químicos corrosivos e agressivos.

Da Redação – 

Os laminados de fibra de vidro fabricados com resina de poliéster são recobertos com uma camada de gelcoat, que atribui ao produto final um aspecto com brilho, são resistentes a impactos, intempéries, podendo ficar expostos ao sol e chuva. Proporcionam uma rápida e eficaz higienização, mantendo a ausência de fungos e bactérias que poderiam contaminar o local. Permitem realizar operações de reparo com facilidade e baixo custo, quando comparados a outros materiais. Têm bom nível de isolamento térmico, além de ser ótimo isolante elétrico e não estar sujeito a oxidação. O gel-coat é um material formulado à base de resina de poliéster e/ou éster-vinílica, sem reforço de fibras de vidro, para proteger e dar acabamento superficial ao laminado.

A laminação contínua é um processo mecânico composto por equipamentos formados basicamente por uma cabeceira de alimentação, régua calibradora que controla a quantidade do composto e um cortador das fibras de vidro. Na cabeceira de alimentação ocorre o espalhamento do composto (resina, catalisador, cargas, pigmentos e reforços) sobre a superfície do filme inferior e o cortad...

Artigo atualizado em 17/02/2023 11:59.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica