Publicado em 06 jun 2023

O beneficiamento e a instalação dos espelhos de prata conforme a norma técnica

Redação

Os espelhos são produzidos a partir de vidro plano float e refletem completamente a luz que incide sobre eles. Os vidros que se destinam a produção de espelhos têm que apresentar um alto grau de qualidade, com superfícies perfeitamente planas e paralelas, pois pequenos defeitos se traduzem em deformação da imagem refletida. Por isso mesmo, a produção de espelhos requer uma sequência de diversas operações que a seguir serão descritas de uma maneira sintética. Sobre o vidro que originará o espelho são depositadas diversas camadas de diferentes materiais. A primeira delas é de prata. A quantidade de prata aplicada é muito pequena, de 0,7 a 1 g/m², ou seja, é muito fina, com cerca de 1/10.000 mm. Antes da aplicação da prata o vidro deve ser muito bem limpo e antes da lavagem propriamente dita, é realizado um polimento da superfície, pois qualquer impureza prejudica a fixação da prata e consequentemente a reflexão. Na maioria das vezes, são usados os vidros produzidos no máximo há três meses e a prata é sempre aplicada do lado atmosfera do vidro, isto é, do lado que não esteve em contato com o estanho no processo float, pois qualquer resíduo deste metal pode ser prejudicial. A prata é adicionada sob a forma de um spray de uma solução de nitrato de prata. A camada de prata sendo tão fina requer a aplicação de uma segunda camada de cobre metálico, o que é realizado através da aspersão de uma solução de sulfato de cobre. A função do cobre é proteger a prata da oxidação, que criaria manchas e também evitar que a prata seja removida pelo contato mecânico. A quantidade de cobre aplicado é de 0,2 a 0,3 g/m² de espelho, sendo, também muito fina. Para a proteção da camada de cobre e garantia da integridade e durabilidade do espelho, são aplicadas duas camadas de tinta, a primeira para impedir o contato do cobre com o ar e a umidade, e a segunda para uma proteção física de todo o conjunto, inclusive impedindo a passagem de qualquer luz por trás, interferiria com a luz refletida. Há requisitos normativos a serem cumpridos para o beneficiamento e a instalação dos espelhos de prata, de maneira a garantir a durabilidade e a segurança do produto.

Da Redação – 

O espelho é produzido a partir de um vidro plano do tipo float recém-produzido e de acordo com a NBR NM 294 que se notabiliza pela superfície lisa e pelo alto índice de reflexão de luz. Ele deve ser limpo e, posteriormente, polido para receber uma camada muito fina de prata, alumínio ou cromo, aplicado com auxílio de um spray. Muito importante é o acabamento de borda que é a característica final da borda posterior à laboração, podendo ser conseguida por meio (ver figuras abaixo): da borda filetada (escantilhada): desbastamento da (s) aresta (s) do vidro, eliminando-se as superfícies cortantes; da borda lapidada (meia cana, peito de pomba, triplo, entre outros): operação que visa regularizar as bordas do vidro, eliminando os aspectos originais do corte, conferindo à borda um acabamento elaborado; e do bisotê: borda laborada obliquamente com o bisel. Assim, o espelho beneficiado é submetido a processos destinados a dar-lhe condições de ser utilizado, como, por exemplo, corte limpo, lapidação, filetagem, biselamento (bisoteamento), furos, recortes, etc.

Todo instalador de espelhos deve informar ao consumidor os cuidados básicos a serem tomados que certamente prolongarão a vida dos espelhos. Deve ser enfatizado que não se pode fazer manutenção e limpeza dos espelhos da mesma forma que se f...

Artigo atualizado em 06/06/2023 05:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica