A seleção dos componentes dos equipamentos de elevação e movimentação de carga
Redação
Os componentes do mecanismo dos equipamentos devem ser projetados verificando se eles oferecem a segurança apropriada contra falha por ruptura, flambagem, fadiga ou desgaste excessivo. É particularmente importante evitar superaquecimento ou deflexão que possa interferir no funcionamento correto do mecanismo. Os componentes dos mecanismos devem ser verificados à ruptura, checando se a tensão calculada não excede à tensão admissível dependente da resistência à ruptura do material utilizado. Por isso, são estabelecidas as regras para a seleção de componentes submetidos ao desgaste e para as verificações a serem efetuadas para os elementos mecânicos, considerando os três casos de solicitação estabelecidos na NBR 8400-1, assegurando que haja margem de segurança suficiente em relação às tensões críticas e considerando as três possíveis causas de falha: exceder a tensão de ruptura; exceder a tensão crítica de flambagem; e exceder o limite de resistência à fadiga.

Da Redação –
O limite de resistência à fadiga de um corpo de prova polido é um valor de laboratório que praticamente nunca é atingido pelas peças realmente utilizadas. Diversos fatores, como forma, tamanho, condição da superfície (qualidade da usinagem e possível corrosão induzem à descontinuidade resultando em efeitos de entalhe), diminuem a tensão admissível na peça, quando esta tensão é calculada por métodos elementares convencionais para a resistência dos materiais.
Esses fatores são levados em consideração por meio de coeficientes, sendo respectivamente, todos maiores ou iguais à unidade, pelo produto do qual o limite de resistência à fadiga para um corpo de prova polido é dividido. Os estudos empreendidos para determinar estes fatores de concentração de tensões e suas consequências sobre os limites de resistência dos elementos são muito complexos sendo necessário, em geral, consultar obras especializadas que tratam do problema.
O cálculo da tensão admissível à fadiga também pode ser construído com o método gradiente de tensão (ou método Siebel). Pode ser coerente verificar o limite elástico, de acordo com a ...