Publicado em 15 jul 2025

Entre o hype e a realidade: os desafios do uso da IA nas empresas

Redação

A tecnologia, apesar de mais acessível, ainda é percebida como complexa e cara. Também faltam times com experiência real em inteligência artificial (IA) aplicada. Uma parte das organizações continua ancorada em modelos tradicionais de gestão, dependentes de intervenção humana constante para manter processos funcionando e com conhecimento distribuído em silos. Um projeto de IA requer uma abordagem mais colaborativa e mais multifuncional que vai de encontro àquelas práticas tradicionais.

Carlos Ferraiuolo – 

Estima-se que, até 2030, a IA represente um mercado de mais de um trilhão de dólares globalmente, impactando cerca de 14% do PIB mundial. Os números impressionam e as projeções são otimistas, mas a maior parte das empresas ainda não saiu das primeiras etapas da adoção prática.

Hoje, mais de 70% das organizações ainda engatinham em experimentos que não se tornam produtos de fato para entregar resultados concretos. Testes isolados, protótipos e iniciativas sem sustentação mostram que, entre a intenção e a execução, existe uma lacuna crítica.

Apenas uma minoria consegue, de fato, escalar a IA de forma sustentável e gerar valor consistente no dia a dia dos negócios. Segundo uma pesquisa da McKinsey, mais de 70% das atividades em áreas administrativas podem ser automatizadas por IA generativa.

Isso evidencia uma demanda crescente por essa tecnologia. As empresas buscam soluções que impulsionem a receita e aumentem a produtividade, mas ainda enfrentam desafios que precisam ser superados.

A tecnologia, apesar de mais acessível, ainda é percebida como complexa e cara. Também faltam times co...

Artigo atualizado em 07/07/2025 04:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica