Publicado em 15 jul 2025

Os preceitos físicos e químicos do cimento Portland para os poços petrolíferos

Redação

O cimento Portland para poços petrolíferos (CPP) é um ligante hidráulico obtido pela moagem de clínquer Portland e uma ou mais formas de sulfato de cálcio, constituído, em sua maior parte por silicatos de cálcio hidráulicos e adições minerais nos teores estabelecidos na norma e que apresenta características especiais para uso em poços de petróleo assim como produzido. São especificados os requisitos físicos e químicos do cimento Portland utilizado na cimentação de poços petrolíferos, necessários para sua classificação e aceitação, designados conforme a seguir: CPP – classe G de alta resistência a sulfatos (ARS); CPP – classe especial de moderada resistência a sulfatos (MRS); CPP-AT – cimento Portland destinado à cimentação de poços petrolíferos em cenários de alta temperatura; e CPP-BT – cimento Portland destinado à cimentação de poços petrolíferos em cenários de baixa temperatura. Inclui ainda os procedimentos de extração e preparação de amostras e os métodos de ensaios a serem realizados com pasta pura em amostras de cimento Portland utilizado na cimentação de poços petrolíferos.

Da Redação – 

Para o efeito de classificação e aceitação dos cimentos CPP, os ensaios com pastas puras devem ser realizados com a amostra média de batelada. Os requisitos de desempenho da pasta de cimento preparada a partir da amostra média de batelada devem estar de acordo com os requisitos da norma.

Para efeito de classificação e aceitação do cimento CPP-AT, deve adicionalmente ser demonstrada a sua estabilidade térmica por meio do ensaio de regressão da resistência à compressão sob alta temperatura de acordo com a norma. Este ensaio com pasta pura deve ser realizado com a amostra média da primeira batelada de cimento CPP-AT produzida na planta industrial do fabricante.

Para o efeito de classificação e aceitação do cimento CPP-BT, deve adicionalmente ser demonstrada a sua resistência à compressão em longo prazo em temperatura de 6 °C (43 °F) de acordo com o Anexo D da norma. Este ensaio com pasta pura deve ser realizado com a amostra média da primeira batelada de cimento CPP-BT produzida na planta industrial do fabricante.

A batelada deve ser denominada como cimento CPP de acordo com sua classificação e ace...

Artigo atualizado em 08/07/2025 11:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica