Publicado em 19 set 2023

A competência das pessoas para as atividades dos sistemas de refrigeração

Redação

Os sistemas de climatização e refrigeração, se não forem devidamente construídos, instalados, operados e mantidos, podem representar perigo para a saúde e para a segurança das pessoas e das edificações, podem ser prejudiciais para o meio ambiente e elevar o consumo de energia. Portanto, é de extrema importância que os profissionais que lidam com esses sistemas sejam qualificados para conduzir as atividades relacionadas com esses sistemas. Essas atividades cobrem os setores específicos nos quais trabalham, desde o projeto original até a desmontagem final e o descarte. Há requisitos normativos obrigatórios para as atividades relacionadas aos sistemas de refrigeração conforme a NBR ISO 5149 (todas as partes), e seus respectivos perfis de competência, e estabelece os procedimentos para avaliação da qualificação de pessoas que realizam essas atividades e têm como finalidade orientar os procedimentos para os treinamentos.

Da Redação – 

Uma das principais diferenças entre climatização e refrigeração é que na climatização ocorre a possibilidade de atingir determinada temperatura e, com isso, possibilita a precisão na medição de temperatura e o usuário controla em qual deseja chegar. É o caso do ar condicionado, por exemplo, no qual o usuário consegue comandar a temperatura e ajustar de acordo com a sua necessidade, por meio de um controle remoto.

Já na refrigeração, o que ocorre é a redução da temperatura, mas não há, por si só, essa obtenção de uma temperatura ideal conforme o desejo do usuário. No entanto, é possível que esses dois sistemas trabalhem juntos para oferecer maior eficiência, ainda mais em locais em que a demanda é maior. Outra diferença é que na climatização o processo envolve a busca por níveis ideais de umidade. Isso auxilia na obtenção da temperatura desejada e faz o local ficar mais agradável à respiração, uma vez que o processo pode ressecar o ar, de forma a manter boa umidade é fundamental e evita que a saúde seja prejudicada.

Quanto à refrigeração, uma das principais diferenças com a climatização é o tipo de apa...

Artigo atualizado em 19/09/2023 04:09.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica