Publicado em 15 mar 2022

A qualificação do inspetor de fabricação na indústria de petróleo e gás

Redação

A infraestrutura e os ativos da indústria de petróleo e gás demandam um baixo índice de falhas para que as empresas se mantenham lucrativas e protejam o meio ambiente. No entanto, os ativos de petróleo e gás estão sujeitos a uso pesado e constantemente expostos a problemas. Para combater isso, maximizar a vida útil dos equipamentos e manter a conformidade regulatória, as empresas de petróleo e gás devem realizar inspeções constantes. A inspeção de fabricação é a atividade desenvolvida pela indústria de petróleo e gás, por meio de seus órgãos de inspeção ou por empresas contratadas, com o objetivo de verificar, nas instalações do fornecedor ou do contratante do serviço, a conformidade de serviços e produtos fabricados com os documentos contratuais. Assim, o inspetor de fabricação é um profissional certificado, em uma ou mais modalidades pelo organismo de certificação e autorizado a executar as inspeções de fabricação de materiais e de serviços associados. As atividades básicas da inspeção de fabricação envolvem os documentos técnicos, ou seja, interpretar os requisitos de documentos técnicos nacionais e internacionais, como normas, especificações, padronizações, procedimentos e códigos de projeto, construção e montagem, além de ter entendimento das portarias e normas regulamentadoras. Deve verificar a conformidade dos resultados das inspeções, ensaios e testes com base nos critérios de aceitação definidos nos procedimentos previamente aprovados e realizar a análise crítica das exigências constantes na documentação contratual (ordem de compra, requisição de material – RM, especificações técnicas – ET e demais requisitos técnicos). Depois, deve aprovar, antes do início da fabricação, o plano de inspeção e testes (PIT), analisando se está de acordo com a documentação contratual. Também, deve verificar se a documentação técnica contratual está aprovada por órgão competente e se todos os procedimentos citados na documentação contratual foram aprovados pelo responsável competente. Verificar se os procedimentos de ensaios não destrutivos (END), solda, pintura, testes, etc. aprovados estão sendo aplicados na fabricação. Por isso, deve-se conhecer os critérios e a sistemática para qualificação e certificação de pessoal responsável pela inspeção de serviços e fabricação dos materiais a serem utilizados na indústria de petróleo e gás.

Normalmente, o profissional inspetor de petróleo e gás deve analisar a matéria prima, conferindo se os certificados de materiais estão em conformidade com as especificações constantes nos documentos contratuais, normas aplicáveis e requisitos suplementares, quando aplicáveis. Deve- analisar os certificados de homologação ou teste de protótipo de componentes ou equipamentos e os certificados de conformidade para área classificada. Verificar a identificação e a rastreabilidade existentes na matéria prima com os respectivos certificados apresentados.

O inspetor deve verificar os resultados dos ensaios visual e dimensional comparando os resultados com os desenhos de fabricação e demais requisitos contratuais e acompanhar a execução de medições das cotas críticas. Deve verificar se as condições de controle, manuseio, secagem e armazenamento de matéria prima, consumíveis e componentes, estão de acordo com o especificado. Verificar a adequação do plano de amostragem utilizado durante a inspeção dos materiais, quando aplicável.

Em relação à qualificação de procedimentos e de pessoal, deve verificar se os procedimentos de END são aplicáveis às condiçõ...

Artigo atualizado em 15/03/2022 06:09.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica