A Qualidade dos arames de aço-carbono recozido para uso na construção civil
Redação
O arame recozido passa por um processo de recozimento, que é um tratamento térmico utilizado para reduzir a sua rigidez e aumentar sua maleabilidade. O processo de recozimento envolve aquecer o arame a altas temperaturas e, em seguida, resfriá-lo lentamente para torná-lo mais maleável e menos quebradiço. Esse processo envolve o aquecimento a altas temperaturas, o que permite que o material atinja um estado mais macio e maleável. Isso facilita sua manipulação e amarração durante a instalação em uma armação de concreto. O arame recozido é geralmente vendido em rolos ou bobinas e pode ser facilmente cortado e dobrado de acordo com as necessidades do projeto. Existem parâmetros normativos para os arames de aço-carbono recozido, destinados à amarração em geral, realizada em obras de concreto armado para uso na construção civil, contemplando a encomenda, a fabricação e o fornecimento destes arames. Ele deve ser constituído por um único fio, tendo como principal característica a alta conformabilidade, por ter sido submetido ao processo de recozimento.
Da Redação –
O arame de aço-carbono recozido é um produto obtido a partir da trefilação do fio-máquina de aço-carbono e posteriormente recozido em fornos, sendo que esse processo de tratamento térmico tem por objetivo reduzir a resistência à tração e aumentar a ductilidade do arame de aço-carbono. É um produto consolidado e amplamente utilizado no mercado da construção civil brasileira, notadamente nas construções armadas.
Sua principal função é a amarração da estrutura armada, para que as barras e fios de aço que a compõem não se movimentem no momento da concretagem. O volume produzido e comercializado deste produto é significativo, evidenciando a importância de uma norma técnica que especifique os requisitos aplicáveis, de a forma a prover a melhor orientação para a cadeia de mercado à qual ele pertence.
Conforme destaca a ...