Publicado em 20 mai 2025

As recomendações de qualidade para os gestores de praias marítimas

Redação

Os conceitos normativos inseridos na norma objetivam ajudar os operadores de praia a tomar decisões mais bem informadas sobre a gestão das praias pelas quais são responsáveis, utilizando uma abordagem consistente baseada nas melhores práticas. Além da organização geral das praias, a norma inclui outros aspectos importantes, como o fornecimento de educação e informações sobre segurança na praia, sinalização, acesso e zoneamento, supervisão e resgate, qualidade da água e instalações na praia. Há requisitos e as recomendações gerais para gestores de praia que oferecem serviços aos frequentadores e aos usuários, e fornece orientações tanto para os gestores de praia quanto para os usuários sobre a entrega de gestão e planejamento sustentáveis, infraestrutura sustentável e necessidades de prestação de serviços, incluindo segurança na praia, informação e comunicação, limpeza e remoção de resíduos. Cada praia é única e tem suas próprias características. Uma praia em particular pode ser definida como de baixa atividade durante a maior parte do ano, mas classificada como praia de alta atividade por duas semanas do ano (por exemplo, durante uma alta temporada ou um período de carnaval), requerendo, assim, uma abordagem de gestão diferente a ser adotada e características temporárias a serem adicionadas. A norma abrange tanto praias de alta atividade quanto praias de baixa atividade, sem uma clara segregação do tipo de praia.

Da Redação – 

Os gestores necessitam entender o conceito de capacidade de carga que é importante na gestão das praias, sendo usado para definir os parâmetros para os usos pretendidos ou razoavelmente esperados da praia, particularmente no planejamento da infraestrutura. Um dos aspectos críticos na gestão da praia é que as condições de acesso à praia sejam compatíveis com a capacidade de carga, a fim de assegurar que não seja excedido.

As praias são áreas de livre acesso, mas a legislação e a regulamentação podem controlar o acesso à praia. Existem várias medidas que podem ser adotadas para gerenciar o acesso à praia e evitar que a capacidade de carga seja ultrapassada.

A seleção destas medidas depende de vários fatores, como: a localização, principalmente a distância para o centro urbano mais próximo; as condições de acesso; a topografia; a sensibilidade ambiental; a infraestrutura; o uso pretendido ou uso razoavelmente esperado da praia; e o clima. As praias urbanas são aquelas que são mais desafiadoras para a gestão de acesso.

No entanto, existem algumas medidas que podem ser adotadas para gerenciar o acess...

Artigo atualizado em 15/05/2025 01:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica