Publicado em 04 fev 2025

Férias coletivas: como funcionam e por que beneficiam as empresas e os trabalhadores?

Redação

Para conceder férias coletivas, o empregador precisa cumprir formalidades, que garantem a transparência e a legalidade do processo. As férias coletivas acontecem quando uma empresa decide suspender temporariamente suas atividades, concedendo férias a todos os empregados ou apenas a determinados setores. Diferente das férias individuais, onde a empresa determina ou, quando permitido, cada trabalhador escolhe (dentro do possível) quando irá descansar.

José D''Almeida Garrett Neto – 

O direito às férias é um dos pilares mais importantes na proteção do trabalhador, garantindo tempo de descanso necessário para recarregar as energias e manter a saúde física e mental. Mas o que acontece quando uma empresa decide que todos (ou boa parte) de seus funcionários devem tirar férias ao mesmo tempo? É aí que entram as chamadas férias coletivas.

Mais do que uma pausa simultânea nas atividades, as férias coletivas são uma estratégia que pode trazer benefícios tanto para a empresa quanto para seus empregados. As férias coletivas acontecem quando uma empresa decide suspender temporariamente suas atividades, concedendo férias a todos os empregados ou apenas a determinados setores.

Diferente das férias individuais, onde a empresa determina ou, quando permitido, cada trabalhador escolhe (dentro do possível) quando irá descansar, nas coletivas o descanso é programado para um grupo inteiro. Esse modelo é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nos artigos 139 a 141, e geralmente é usado em momentos de baixa demanda, como no final do ano, ou em períodos em que a em...

Artigo atualizado em 31/01/2025 05:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica