As condições médicas da diverticulite
Redação
É a inflamação ou infecção de pequenas bolsas (divertículos) que se formam na parede interna do intestino grosso (cólon), causando dor abdominal (geralmente no lado inferior esquerdo), febre e alterações intestinais. O diagnóstico é feito por tomografia, e o tratamento varia de repouso e dieta líquida com antibióticos para casos leves a hospitalização e cirurgia para quadros graves, sendo fatores de risco a idade, dieta pobre em fibras, sedentarismo e obesidade.

A diverticulite é uma condição que ocorre quando os divertículos, pequenas bolsas que se formam na parede do intestino, se inflamam ou infectam. A formação de divertículos é chamada diverticulose, que é comum em pessoas acima de 60 anos.
Acredita-se que uma dieta pobre em fibras e a constipação possam contribuir para a formação desses divertículos. Quando um divertículo se inflama, pode ocorrer uma pequena ruptura na parede intestinal, levando a uma infecção.
Os sintomas da diverticulite podem incluir: a dor abdominal, geralmente no lado inferior esquerdo, inchaço ou gases, febre e calafrios, náuseas e vômitos e falta de apetite. As complicações da diverticulite podem ser graves e incluem a perfuração ou um buraco na parede do cólon, que pode levar a uma infecção abdominal grave.
As fístulas ou conexões anormais entre o cólon e outros órgãos; abscessos ou acúmulos de pus que podem se formar ao redor do divertículo inflamado. O estreitamento do cólon ocorre quando a inflamação causa cicatrização e estreitamento do intestino.
O tratamento pode variar de acordo com a gravidade da condição. Em casos leves, pode ser tratado com antibióticos e mudanças na dieta. Casos mais graves podem necessitar de hospitalização e, em algumas situações, cirurgia.
Conforme o NIH: Diverticulitis, os divertículos são pequenas bolsas ou sacos salientes que se formam na parede interna do intestino. A diverticulite ocorre quando essas bolsas ficam inflamadas ou infectadas.
Na maioria das vezes, essas bolsas estão localizadas na parte inferior do intestino grosso (cólon). A formação de bolsas ou sacos no revestimento intestinal é chamada de diverticulose. Ela é encontrada em mais da metade dos americanos com mais de 60 anos.
No entanto, ninguém sabe exatamente o que causa a formação dessas bolsas. Uma dieta pobre em fibras, composta principalmente de alimentos processados, pode ser uma causa.
A constipação e as fezes endurecidas são mais prováveis quando você não consome fibras suficientes. O esforço para evacuar aumenta a pressão no cólon ou intestinos, o que pode levar à formação dessas bolsas.
Em alguns casos, uma das bolsas pode inflamar e uma pequena ruptura se desenvolve no revestimento do intestino. Isso pode levar a uma infecção no local.
Quando isso ocorre, a condição é chamada de diverticulite. A causa da diverticulite é desconhecida. Pessoas com diverticulose geralmente não apresentam sintomas, mas podem ter inchaço e cólicas na parte inferior do abdômen.
Raramente, podem notar sangue nas fezes ou no papel higiênico. Os sintomas da diverticulite são mais graves e geralmente começam repentinamente, mas podem piorar ao longo de alguns dias.
Eles incluem dor ou desconforto, geralmente na parte inferior esquerda do abdômen; inchaço ou gases; febre e calafrios; náuseas e vômitos; falta de apetite e inapetência.
O médico pode examinar e pode revelar sensibilidade no abdômen, especialmente na parte inferior esquerda. Você pode precisar de exames de sangue para verificar se há alguma infecção.
Outros exames que ajudam a diagnosticar a diverticulite podem incluir a tomografia computadorizada (TC), ultrassonografia abdominal e radiografia abdominal. O tratamento da diverticulite depende da gravidade dos sintomas. Algumas pessoas podem precisar de internação hospitalar, mas, frequentemente, o problema pode ser tratado em casa.