Publicado em 24 jan 2023

O que são as ilhas de plástico?

Redação

Quando descartados incorretamente, os materiais plásticos causam grandes impactos no meio ambiente, especialmente no marinho. Como esses produtos demoram muito para se decompor, eles são inicialmente descartados no continente e acabam sendo direcionados aos rios e mares. A quantidade de plástico gerada é enorme, cerca de 8 milhões de toneladas entram nos oceanos por ano. Estudos apontam que, se continuarmos a produzir materiais plásticos no ritmo atual, em 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes.

Filippo Mario Nazareno Gomes Fogaccia – 

A palavra plástico deriva do grego plastikos, ou próprio para ser moldado ou modelado, elemento que surgiu com o objetivo de substituir materiais de origem animal pouco flexíveis e não moldáveis, como o marfim dos elefantes. Nesse contexto, em meados de 1900, surge a baquelite, o primeiro plástico sintético, material que ganhou o mercado e é usado até hoje em uma série de processos industriais, pois possui aspecto leve, resistente e versátil.

Graças as suas qualidades, o plástico modificou e melhorou muito a vida do homem, que passou a utilizá-lo em diversos segmentos. Práticos, duráveis e relativamente baratos, eles se tornaram parte do nosso dia a dia. Todas as coisas com as quais temos contato em nosso cotidiano, exceto comida, água e ar, contêm plástico na sua constituição.

Observe bem: hoje em dia, quase tudo é embalado em plástico, no entanto, ao serem descartados, esses materiais se tornam um problema muito grande por conta de uma das suas maiores virtudes: a durabilidade. Esses materiais são, em sua maioria, resistentes à decomposição por micro-organ...

Artigo atualizado em 24/01/2023 09:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica