Publicado em 24 jan 2023

O impacto do cobre e suas diferentes aplicações no mercado automotivo

Redação

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de automóveis leves e pesados apresentou um crescimento de aproximadamente 6,9% entre os meses de janeiro e novembro de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Diante deste cenário favorável, a aplicação do cobre é benéfica ao segmento automotivo, ao garantir que conectores elétricos e sistemas de distribuição de energia do veículo tenham dimensões otimizadas para redução de peso associados a uma boa dissipação de calor e resistência mecânica. Pode-se destacar, ainda, a versatilidade das ligas do metal, como as diversas aplicações do latão, tais como terminais elétricos, sensores e atuadores, tais como o acionamento dos faróis, seta e limpador de para-brisas.

Ricardo de Luca – 

O setor automotivo é um mercado importante para o desenvolvimento econômico nacional e global. Dado ao seu dinamismo, historicamente é um segmento de significativa influência e impacto nos avanços tecnológicos, que trazem conforto e conveniência para os consumidores, e geram demandas crescentes em inovação para toda a cadeia produtiva, dentre elas as indústrias de transformação e componentes.

O segmento vem apresentando recuperação pós pandemia. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de automóveis leves e pesados apresentou um crescimento de aproximadamente 6,9% entre os meses de janeiro e novembro de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, os consumidores vêm buscando maior conectividade e interatividade com as tecnologias móveis e entretenimento a bordo, além de crescentes soluções em segurança veicular. Desde a obrigatoriedade dos sistemas de ABS e airbags sancionados em 2014, a quantidade de sistemas de apoio ao condutor aumentam ano após ano, tais como sistemas de controle de estabilidade, frenagem automá...

Artigo atualizado em 24/01/2023 09:48.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica