Publicado em 11 jul 2023

A conformidade dos cabos de controle flexíveis com isolação de EPR

Redação

Para ter qualidade e durabilidade, os cabos de controle flexíveis SO-M com isolação de borracha etilenopropileno (EPR) para tensões até 750 V devem cumprir os requisitos normativos para a aceitação e/ou recebimento. A isolação em EPR possui algumas vantagens, como a rigidez dielétrica e a grande flexibilidade do produto final, até mesmo em temperaturas relativamente baixas. Além disso, possui boa resistência à água e aos agentes químicos e a sua classe térmica permite que em condição de regime permanente os fios e cabos elétricos com essa isolação possam aquecer até 90º C durante a passagem de energia elétrica. Também possui uma ótima resistência às descargas e radiações ionizantes e grande resistência à deformação que permite temperaturas de 250º C durante os curtos-circuitos. Incluem os cabos para uso em instalações móveis de pontes rolantes (em sistema festoon ou cortina de cabos) ou equipamentos similares e para uso em botoeiras móveis. Alguns cabos para aplicações específicas, como para uso em acumuladores (ou tambores), podem estar sujeitos a solicitações mais gravosas e requererem uma construção especial. Entretanto, devem ser seguidos os requisitos normativos básicos para esses cabos, como espessura da isolação e da cobertura, bem como os ensaios nos componentes e no cabo completo.

Da Redação – 

Esses cabos flexíveis se caracterizam pela tensão de isolamento Vo/V: 450/750 V e, para funcionamento em regime permanente, a temperatura no condutor não pode ultrapassar a 90 °C. Em regime de sobrecarga, a temperatura no condutor não pode ultrapassar 130 °C. A operação neste regime não pode superar 100 h durante 12 meses consecutivos, nem 500 h durante a vida do cabo. Em regime de curto-circuito, a temperatura no condutor não pode ultrapassar 250°C. A operação neste regime não pode ser superior a 5 s. O condutor deve ser de cobre, com ou sem revestimento, de têmpera mole.

A superfície dos fios componentes do condutor encordoado não pode apresentar fissuras, escamas, rebarbas, asperezas, estrias ou inclusões. O condutor pronto não pode apresentar falhas de encordoamento. A isolação deve ser constituída por uma camada extrudada de borracha etilenopropileno (EPR), compatível com as temperaturas estabelecidas de acordo com a norma.

A camada de material isolante deve ser concêntrica, contínua, uniforme e homogênea, ao longo de todo o comprimento do condutor. A isolação deve estar perfeitamente justaposta ...

Artigo atualizado em 11/07/2023 05:11.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica