Publicado em 16 abr 2024

A calibração dos instrumentos de medição por contato da rugosidade

Redação

A calibração é o conjunto de operações que estabelece, sob condições específicas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões. A calibração por função é o conjunto de operações que estabelece, sob determinadas condições, a relação entre valores de grandezas indicadas por um instrumento de medição e os correspondentes valores conhecidos de uma família limitada de padrões com características perfeitamente definidas que constitui um subconjunto da capacidade de medir de um instrumento de medição. O ajuste de um instrumento de medição é a operação destinada a fazer com que um instrumento de medição tenha desempenho compatível com o seu uso. aplica à calibração das características metrológicas de instrumentos de medição de rugosidade por contato, com sapata de apalpação, pelo método do perfil, conforme definido na ISO 3274. A calibração deve ser feita com o auxílio de padrões de medição. O anexo B da norma é aplicável à calibração das características metrológicas de instrumentos de medição por contato, com sapata de apalpação, de operação simplificada, que não estejam de acordo com a ISO 3274.

Da Redação – 

A rugosidade é um parâmetro fundamental para descobrir se uma superfície é ideal para uma determinada finalidade. De fato, as superfícies ásperas geralmente se desgastam mais rápido do que superfícies mais lisas. Além disso, são normalmente mais vulneráveis à corrosão e rachaduras, mas também podem ajudar na adesão.

Portanto, é muito importante, principalmente, para a maioria das superfícies envolvidas no contato deslizante. A saber, são aquelas geralmente de suporte de carga, e a rugosidade deve ser marcada para garantir a adequação ao uso.

A rugosidade é o conjunto de irregularidades que uma superfície possui. Todas as superfícies, por mais perfeitas que pareçam, apresentam irregularidades devido a vários fatores: deformação do material, textura de grãos, marcas do processo de usinagem, marcas superficiais devido a procedimentos mecânicos errôneos, entre outros.

A formação tem origem no processo de usinagem da peça. Sendo assim, o método de processamento, o material da peça e o processo são todos fatores que exercem influência. O desempenho de uma máquina e sua duração podem depender do estado...

Artigo atualizado em 16/04/2024 03:46.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica