Publicado em 27 jun 2023

As mensagens de erro ou advertência no software utilizado em radioterapia

Redação

A radioterapia é uma prática médica regulamentada com taxas historicamente baixas de erros e lesões, havendo raros casos de erros de radioterapia que resultaram em lesões graves. Esses erros podem resultar em lesões devastadoras e às vezes fatais, especialmente quando a má administração resulta em lesões em órgãos ou estruturas vitais, como medula espinhal, coração, pulmões ou cérebro. A aplicação da radioterapia é um esforço de equipe que exige colaboração e comunicação clara entre o radioterapeuta, o médico, o dosimetrista e o radioterapeuta/técnico. Como os avanços da tecnologia, os computadores são usados rotineiramente para planejar, verificar e administrar radioterapia, sendo que um tecnólogo da informação também pode ser incluído na equipe. Com o advento de mais equipamentos de radioterapia controlados por computador, tem havido aumento no número de relatos de erros na liberação de tratamento, alguns graves, que ocorrem devido à incompreensão dos vários erros e mensagens de advertência mostrados ao operador durante o uso. Os erros de interpretação têm mais probabilidade de ocorrer quando as mensagens de erro são escritas em linguagem técnica ou apresentadas ao usuário sem uma explicação de fácil entendimento pelo operador. Por isso, há orientações sobre o uso e a forma de mensagens de erro ou advertência escritas para o software utilizado em radioterapia. ele não substitui nenhum requisito existente nas normas de segurança, mas visa ser utilizado como um complemento às normas existentes sobre usabilidade, apresentando exemplos específicos no campo da radioterapia.

Da Redação – 

A radioterapia é um tratamento que envolve o uso de radiação de alta energia. É comumente usado para tratar o câncer, pois quase metade de todas as pessoas com câncer faz radioterapia como parte de seu plano de tratamento. Às vezes, a radioterapia também é usada para tratar tumores benignos (não cancerosos) e outras condições, como doenças da tireoide e alguns distúrbios sanguíneos.

A radioterapia pode ser usada, sozinha ou em combinação com a quimioterapia ou quimiorradioterapia, para tentar curar o câncer. Para pessoas com cânceres incuráveis, a radioterapia é uma forma muito eficaz de controlar os sintomas. Também pode ser usada antes da cirurgia para encolher um tumor, tornando-o mais fácil de remover (conhecido como tratamento neoadjuvante) ou após a cirurgia para destruir pequenas quantidades de tumor que possam ter restado (conhecido como tratamento adjuvante).

O problema dos erros de interpretação de liberação de tratamento de radioterapia pode ser agravado pelo uso das seguintes práticas: diálogos de mensagem são projetados do ponto de vista técnico do programa e não do ponto de vista do oper...

Artigo atualizado em 27/06/2023 05:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica