Publicado em 18 abr 2023

A avaliação do desempenho energético das edificações

Redação

A noção de desempenho energético refere-se à quantidade de energia consumida anualmente por um edifício. Varia em função do edifício, uso mais ou menos intensivo em energia, mas também em função do seu funcionamento e dos seus equipamentos energéticos. O desempenho energético dos edifícios é uma questão importante na redução do consumo de energia e das emissões de gases com efeito de estufa. De um ponto de vista concreto, o desempenho energético é uma das alavancas da transição energética. Além disso, é um dado relativamente mensurável, em particular graças à introdução do diagnostic de performance énergétique (DPE). É um dado geralmente correlacionado com o da eficiência energética. Enquanto este último se refere à relação entre a energia absorvida pelo edifício e a energia consumida dentro dele, o desempenho energético é usado como referência para conhecer o gasto energético do edifício ao longo do ano. A noção de desempenho energético dos edifícios é comumente utilizada em assuntos relacionados com a transição ecológica e energética, ou nos setores da construção e habitação. Permite a formulação de objetivos de redução do consumo de energia e, consequentemente, a melhoria da eficiência energética de um edifício. A otimização do desempenho energético é, portanto, um dos maiores desafios das mudanças climáticas. Melhorar o desempenho energético de um edifício significa agir sobre o seu consumo de energia. O objetivo é otimizar o seu consumo energético estimado ao longo do ano, garantindo um certo nível de conforto térmico. É por isso que a noção de desempenho energético está ligada à de eficiência energética, mas os dois são interdependentes. Existem premissas normativas definindo as condições de contorno e as equações para o cálculo, sob condições transientes horárias ou sub-horárias, das temperaturas internas (do ar e operativa) e/ou das cargas de aquecimento, resfriamento, umidificação e desumidificação, de forma a manter um setpoint específico (temperatura e umidade) em uma única zona do edifício.

Da Redação – 

O cálculo do desempenho energético dos edifícios assenta em diferentes critérios, quer relacionados com a quantidade de energia produzida por um edifício residencial, quer com a qualidade dessa energia. Os critérios qualitativos incluem sistemas de aquecimento, água quente, equipamentos relacionados, sistemas de ventilação e ar condicionado.

Os indicadores quantitativos completam os critérios de desempenho energético. Eles são geralmente dados numéricos relativos a todas as características técnicas do edifício. Para calcular o seu desempenho energético global é necessário ter em conta todas as instalações energéticas do edifício, desde a sua exposição solar ao seu isolamento térmico, passando pela disposição da habitação face ao contexto climático em que se desenvolve.

É a compilação de todos estes dados que permite aos profissionais de energia calcular o desempenho energético de um edifício. É este resultado que leva à formulação do DPE que permite, por sua vez, localizar visualmente o desempenho energético do edifício através de letras e cores. O cálculo do desempenho energético dos edifícios permit...

Artigo atualizado em 12/04/2023 10:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica