Publicado em 28 mar 2023

A qualificação e a certificação dos caldeireiros montadores

Redação

A profissão de caldeireiro exige dedicação e muito conhecimento de conceitos matemáticos, científicos, metrologia, etc. O caldeireiro não é um trabalhador sem estudo e capacitação, e sim um profissional qualificado e remunerado acima da média do mercado industrial. O cuidado devido à medição das peças é, por exemplo, imprescindível, e não será na força bruta que seu corte se tornará perfeito. Há escolas e cursos de caldeiraria no Brasil, garantindo a sucessão de gerações nesta importante atividade industrial, e sempre com qualidade e precisão. Também são necessários conhecimentos de geometria, para planejar e montar no projeto para depois executar o corte e o serviço de usinagem – atividades rotineiras de um caldeireiro industrial. Em suma, é um metalúrgico o responsável pela construção de peças como tanques, vasos de pressão e fornos, dentre outros, o caldeireiro tem que saber ler e interpretar desenhos técnicos e projetos – o que exige dele boa escolaridade e experiência, além de habilidade e precisão. O processo de caldeiraria industrial atua na conformação e fabricação de peças metálicas para os mais diversos segmentos de mercado, sendo um dos serviços prestados por empresas especializadas em metalurgia e soldas. O trabalho utiliza inúmeros equipamentos e máquinas, com produção direta de componentes a partir de chapas metálicas de aço inox, aço carbono e alumínio. Dessa maneira, têm-se produtos como tubos, estruturas, tanques, reservatórios e suportes em geral. Com a caldeiraria industrial, é possível obter peças diferenciadas, com tamanhos e espessuras diversas, o que depende do tipo de aplicação e especificações do cliente. Assim, desenvolvem-se componentes de grandes espessuras ou peças mais finas. Por esse motivo, é cada vez mais comum o uso de peças soldadas e, assim, o ramo da metalurgia cresce a cada dia no mercado.

Da Redação – 

O processo de caldeiraria industrial opera na conformação e fabricação de peças metálicas para os mais diversos segmentos de mercado, sendo um dos serviços prestados por empresas especializadas em metalurgia e soldas em geral. O trabalho utiliza inúmeros equipamentos e máquinas, com produção direta de componentes a partir de chapas metálicas de aço inox, aço carbono e alumínio. Dessa maneira, têm-se produtos como tubos, estruturas, tanques, reservatórios e suportes em geral.

Com a caldeiraria industrial, é possível obter peças diferenciadas, com tamanhos e espessuras diversas, o que depende do tipo de aplicação e especificações do cliente. Assim, desenvolvem-se componentes de grandes espessuras ou peças mais finas. Por esse motivo, é cada vez mais comum o uso de peças soldadas e, assim, o ramo da metalurgia cresce a cada dia no mercado.

Por meio do trabalho em chapas e barras metálicas, as peças de caldeiraria são produzidas a partir de projetos fornecidos pelos clientes ou desenvolvidos pela empresa prestadora de serviço. Também é comum a criação de peças baseadas em modelos já existentes, modificand...

Artigo atualizado em 28/03/2023 04:36.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica