Publicado em 05 jul 2022

O impacto da tecnologia na gestão de riscos no setor da construção civil

Redação

A gestão de riscos na construção civil é um tópico prioritário a ser avaliado e está relacionado aos riscos financeiros que podem englobar erros de custeio e de compras, impacto da inflação nos preços dos insumos, ou, ainda, exposição excessiva de caixa. No entanto, engana-se quem acredita que o assunto é pertinente apenas por essas questões, uma vez que podem ocorrer, ao longo do projeto, riscos contratuais, ambientais e, até mesmo, trabalhistas e de segurança.

Arthur Patricio e Ana Carolina Cayres – 

O avanço da tecnologia tem impulsionado a utilização de novas soluções em segmentos diversos. No entanto, o mercado de construção civil ainda caminha a passos curtos no que diz respeito à inovação.

Tanto é que, para fomentar esta temática, o governo lançou o projeto Construa Brasil, que tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios no setor de construção civil, eliminar as atuais barreiras, bem como estimular a modernização das empresas, inclusive fomentando o uso da metodologia Building Information Modeling (BIM) nos projetos. Tal conceito contribui para otimizar os processos da construção civil e gerar benefícios como o gerenciamento de riscos, por exemplo, que, quando pouco discutido pelas organizações, pode ocasionar prejuízos significativos na obra.

Ao abordar o gerenciamento de riscos na construção civil, um tópico prioritário a ser avaliado está relacionado aos riscos financeiros que podem englobar erros de custeio e de compras, impacto da inflação nos preços dos insumos, ou, ainda, exposição excessiva de caixa. No entanto, engana-se quem acredita que o assunto é ...

Artigo atualizado em 05/07/2022 05:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica