Publicado em 05 jul 2022

Os desafios das aplicações do aço para o desenvolvimento brasileiro

Redação

Devido ao cenário de incertezas ocasionado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o setor do aço registrou forte aumento no preço do material, principalmente, no mercado internacional. Estes aumentos foram ocasionados, especialmente, pelo fechamento de siderúrgicas e minas de minério de ferro na Ucrânia, pela redução da disponibilidade de energia elétrica destinada à fabricação do metal em países europeus, bem como pela insegurança por parte dos armadores em enviar navios para portos próximos às regiões de conflito. Diante disso, nota-se que com a redução da oferta do aço, principalmente os semiacabados, para os países ocidentais, abriu-se uma oportunidade para o aumento do mercado brasileiro. Consequentemente, muitas siderúrgicas do país aumentaram seus preços com base na demanda do mercado externo.

Christian Speyer – 

Quando se fala em aço, é comum pensar em grandes obras, como a construção de navios, sistemas ferroviários, infraestruturas em rodovias, aeroportos e hospitais. Entretanto, a realidade é que as aplicações do aço estão muito mais presentes na rotina das pessoas do que imaginamos.

Diante disto, o metal desempenha um papel fundamental ao fornecer soluções para praticamente todos os setores da economia brasileira. Como consequência da relevância do material para os diversos setores econômicos e industriais, a produção brasileira de aço tem demonstrado importante crescimento.

Segundo o Instituto Aço Brasil, a produção do aço, em março, registrou um aumento bruto de 2,9 Mt, o que representou 10,1% de crescimento em relação ao mês anterior. Já as vendas internas do material aumentaram em 20,2% se comparadas a fevereiro, chegando a 1,8 Mt.

Estes dados demonstram que, mesmo que haja mudanças nos processos produtivos e outros materiais entrem em cena ao longo dos anos, o aço apresenta vantagens que o tornam um produto robusto para o mercado de metais. Para que se entenda, o material em si é dúctil, ...

Artigo atualizado em 05/07/2022 05:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica