Publicado em 05 jul 2022

A Qualidade das telas de aço soldada nervuradas para armadura de concreto

Redação

A tela soldada nervurada é uma armadura pré-fabricada, constituída de barras, fios ou barras e fios de aço nervurados longitudinais e transversais, ortogonais entre si, sobrepostos e soldados por resistência elétrica (caldeamento) fornecida na forma plana unitária com dimensões (largura e comprimento) de apresentação da tela soldada. Normalmente, são armaduras pré-fabricadas constituídas por fios de aço CA 60 nervurado longitudinais e transversais com resistência mecânica, sobrepostos e soldados entre si em todos os pontos de cruzamento (nós) por corrente elétrica (caldeamento), formando malhas quadradas ou retangulares. Os fios utilizados na sua fabricação são obtidos por laminação a frio, a partir de matéria-prima de alta qualidade. As armaduras de concreto armado são compostas principalmente por barras longitudinais e estribos. Mas, em algumas situações demandam que a armadura possua outros elementos, a exemplo disso tem-se os grampos, e as armaduras de suspensão. Esses elementos são posicionados em locais estratégicos que precisam ser reforçados por algum motivo. As armaduras de resistência geral são aquelas que garantem a integridade da peça estrutural como um todo, e por isso elas são sempre obrigatórias. Elas fazem com que as peças tenham o funcionamento que foi previsto quando se pensou nelas durante a concepção. Essas armaduras podem ser longitudinais, ao longo do eixo da peça, resistindo, por exemplo, às tensões de tração devido aos momentos fletores em vigas. Ou ainda podem ser transversais, como os estribos, que resistem aos esforços de cisalhamento e torção. As armaduras complementares são um complemento das armaduras de resistência geral. Elas são necessárias apenas em alguns casos, definidos por norma. Exemplos de esse tipo de armadura são: armaduras de montagem, armaduras construtivas, armaduras de pele. As armaduras de resistência local visam absorver esforços de tração existentes em algumas regiões específicas, bem localizadas, dentro dos elementos de concreto armado. As razões para aparecimento dessas tensões pode ser várias, mas essas armaduras aparecem especialmente em elementos de fundação com altura elevada, como as armaduras de suspensão. Também existem as armaduras de contra a flambagem de barras em pilares. Os projetistas devem entender os requisitos para telas de aço soldada nervuradas para armadura de concreto.

Da Redação – 

A tela soldada é uma armadura pré-fabricada, constituída por fios de aço longitudinais e transversais. Normalmente, possuem boa resistência mecânica, são sobrepostas e soldadas entre si em todos os pontos de cruzamento (nós) por corrente elétrica (caldeamento), formando malhas quadradas ou retangulares. Os fios utilizados na sua fabricação são obtidos por laminação a frio, a partir de matéria-prima de alta qualidade (fio-máquina).

Por meio desse processo se obtém o produto feito com pronto para uso, originando um material desenvolvido para facilitar a vida do profissional do aço em seus e projetos de maneira geral. São ideais para armadura em lajes e pisos estruturais pré-moldados e paredes de concreto, oferecendo segurança e economia, possui perfeito posicionamento dos fios em ambas as direções, ótima aderência ao concreto e rápida aplicação nas formas.

Em uma estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre, pois o concreto não possui resistência à tração suficiente para absorver os esforços solicitantes de uma edificação. Nessa lógica, durante ...

Artigo atualizado em 05/07/2022 06:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica