Publicado em 05 dez 2023

Os ensaios para a caracterização da madeira lamelada colada cruzada estrutural

Redação

Os painéis de madeira laminada cruzada são formados por lâminas de madeira com grandes dimensões arranjadas ortogonalmente e unidas com adesivo estrutural sob alta pressão. O sistema de laminação cruzada possibilita trabalhar como um elemento estrutural rígido e autoportante. Além disso, são isolantes térmicos e acústicos e apresentam bom comportamento para situações de incêndio. São utilizados como elementos estruturais e de fechamento em edificações de vários pavimentos em construções pré-fabricadas e este sistema construtivo pode ser considerado mais sustentável, que gera menos impactos ao meio ambiente, frente às soluções tradicionais brasileiras. A madeira é um recurso natural renovável e quando utilizada na construção, cumpre um papel importante para o meio ambiente: armazenar o CO2 e utilizar baixa energia para sua manufatura e aplicação quando comparada aos materiais convencionais empregados na construção como o aço, o concreto e o alumínio. Para o dimensionamento dessas estruturas ainda não existe uma abordagem de cálculo universalmente aceita pelos projetistas e fabricantes de madeira laminada cruzada. Existem métodos para o ensaio dos painéis de madeira laminada cruzada para a determinação das propriedades de resistência e rigidez para carregamentos paralelo e perpendicular ao plano do painel, resistência a delaminação e ao cisalhamento na linha de cola.

Da Redação – 

A madeira lamelada colada cruzada (MLCC) inclui os painéis com propriedades estruturais confeccionados com no mínimo três camadas de lamelas de madeira, as quais ao menos três são coladas de forma ortogonal, possuindo camadas de madeira maciça ou de painéis de madeira (ver figura abaixo). Este termo é conhecido em inglês como cross laminated timber (CLT). Seu sistema construtivo para edificações utiliza os painéis, caracterizados pelo alto grau de industrialização, alta precisão e velocidade de montagem, e baixa geração de resíduos na obra.

Os painéis produzidos na fábrica são transportados para o canteiro de obras, com vãos (janelas e portas) e espaço para passagem de instalações previamente recortados. As instalações prediais podem então ser embutidas em canaletas no painel em CLT ou mesmo podem ser externas a eles em eletrodutos aparentes no ambiente construído.

No caso de haver uma grande quantidade de canaletas, a resistência da parede pode ser significativamente reduzida e, portanto, essas canaletas devem ser consideradas no cálculo estrutural. Além disso, deve-se evitar a passagem de instalaçõe...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica