Publicado em 05 dez 2023

O papel do RH e da tecnologia na adoção da semana de quatro dias

Redação

A ideia da semana de quatro dias ou escala 4×3 representa quatro dias trabalhados e três de folga. Assim, pode-se eleger um dia da semana de folga, como segunda ou sexta-feira, conforme a orientação da empresa. Pela legislação brasileira, não há qualquer problema em reduzir a jornada. Atualmente, um trabalhador celetista, ou seja, com carteira assinada, pode trabalhar até oito horas por dia e 44 horas por semana. Com a adoção da semana de quatro dias, os funcionários trabalhariam 32 horas, com o salário mantido sem cortes.

Paulo Oliveira – 

A semana de quatro dias de trabalho está sendo testada no Brasil e o projeto, liderado pela Reconnect Happiness at Work, em parceria com a 4 Day Week Global e o Boston College, selecionou 20 empresas que irão reduzir a jornada para 32 horas até maio de 2024. A ideia é usar a lógica “100 – 80 – 100“, que significa 100% do salário, 80% do tempo e 100% de produtividade.

As empresas participantes da iniciativa estão recebendo orientações e treinamentos desde junho. Vale destacar que não é algo implantado instantaneamente, é preciso planejamento para reestruturar os processos, a comunicação, a gestão de tempo e as métricas.

Por isso, o RH é peça-chave para que a jornada de quatro dias tenha sucesso em uma empresa. Para isso, o setor precisa contar com soluções que automatizem as rotinas e forneçam indicadores e relatórios facilmente.

O projeto já foi testado em diversos países como Bélgica, Islândia, Nova Zelândia, Espanha e Reino Unido. De acordo com Reconnect Happiness at Work, muitas empresas relataram redução no absenteísmo.

Mas para isso ser avaliado de forma efetiva, contar com um sis...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica