Publicado em 09 nov 2021

A melhor qualidade comercial das pastilhas cerâmicas

Redação

Normalmente, as pastilhas cerâmicas são escolhas ideais para quando se deseja ter um revestimento de parede ou piso prático, bonito, elegante e de fácil limpeza. Elas são uma placa cerâmica com área igual ou inferior a 100 cm² e com o maior lado da peça limitado a 10 cm. A pastilha de porcelana é uma pastilha cerâmica com absorção de água = 0,5%. Elas apresentam tamanhos, texturas e cores variadas para todos os gostos, o que as torna úteis para serem usadas com estilos e personalidades diferentes. Além disso, as pastilhas de cerâmica são instaladas com facilidade e não fazem sujeira. São, acima de tudo, fabricadas para terem um forte caráter decorativo, por conta da variedade de cores e tamanhos. São buscadas para decorar cozinhas, banheiros, lavanderias, pisos e revestimentos de piscinas, favoráveis a confraternizações e momentos de divertimento. Na cozinha, as pastilhas de cerâmica são utilizadas para fazer os revestimentos dos azulejos e geralmente são colocadas na linha divisória entre a porção de azulejo e a parte restante da parede. O banheiro pode ter as mesmas características anteriores da cozinha ou usar as pastilhas de cerâmica intercaladas entre azulejos de cores lisas ou ser o único plano de fundo de todas as paredes do ambiente. Em áreas externas e piscinas, por exemplo, na lavanderia, o desenho quadriculado das pastilhas de cerâmica leva tons suaves para a área de limpeza das roupas. Esses utensílios de decoração podem se intercalar entre azulejos ou formar uma faixa quadriculada com uma altura um pouco acima da máquina de lavar. Em casas com cozinhas externas ou edículas, as pastilhas de cerâmica também podem estar presentes e serem usadas não só nas paredes, como para formar faixas quadriculadas no balcão do cômodo. Outra função das pastilhas de cerâmica é revestir e formar pisos de piscinas ou dos próprios banheiros. As cores podem ser escolhidas com base na decoração do jardim ou da varanda. O revestimento com esse material deixa o piso macio e suave para os pés, além de serem resistentes ao impacto do corpo com os pés ou com as mãos. As piscinas com pisos coloridos ficam mais atraentes e são ideais para sediar momentos de diversão e descontração. Os construtores devem entender  as características, as classificações e os requisitos de marcação para pastilhas cerâmicas de melhor qualidade comercial (primeira qualidade). Essa norma não é aplicável para pastilhas produzidas por outros processos que não sejam o de prensagem a seco.

Da Redação – 

Os revestimentos cerâmicos são utilizados em pisos e paredes, sendo divididos em grupos de acordo com suas características químico-físicas e suas aplicações. Existem casos de uso mais específicos das placas cerâmicas, como a necessidade de resistência ao congelamento, quando utilizadas em superfícies frias, uso industrial com exposição a ambientes ou produtos químicos agressivos, locais de tráfego intenso, em caso de atrito, etc.

No sistema de revestimento cerâmico, é de grande importância uma vez que este sistema depende de vários outros subsistemas do acabamento final da construção, e também está intimamente relacionado com a estética e proteção dos ambientes, proporcionando robustidão à estrutura contra vários agentes de degradação. Para escolher um revestimento cerâmico certo, deve-se ter a orientação de um profissional capacitado, como um arquiteto ou engenheiro.

Esse profissional precisa ter conhecimentos técnicos para fornecer a correta especificação da placa cerâmica, da argamassa de assentamento e de rejuntamento adequado ao ambiente de uso. A escolha do revestimento cerâmico para o ambiente ...

Artigo atualizado em 12/11/2021 04:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica