Publicado em 09 nov 2021

As medidas de segurança das betoneiras estacionárias para mistura de concreto

Redação

A betoneira é um equipamento destinado a misturar materiais a serem utilizados na construção civil, ao qual, em regra geral, se adicionam cargas de areia, brita, cimento e água (agregados), na proporção devida, de acordo com a finalidade da mistura. É um equipamento utilizado em canteiros de obras para realizar a mistura de concreto e argamassa e recebe esse nome por causa do português de Portugal, onde o concreto é chamado de betão. É um dos equipamentos mais utilizados no setor da construção civil, pois está presente nos canteiros de obras. Existem diversos modelos e capacidades diferentes e, para escolher o ideal, é necessário avaliar diversos pontos. O principal deles é a quantidade de material necessário para suprir as necessidades do trabalho. Isso porque existem máquinas com capacidade de 150, 200, 300, 400 e 600 L. Portanto, essa informação é muito importante para definir a quantidade adequada para executar a obra ou reforma. A forma recomendada da preparação do concreto por meio das betoneiras é que elas fiquem em um ângulo de 45° e os ingredientes sejam adicionados na seguinte ordem: britas, metade da água, cimento, areia e o restante da água. É importante que, ao adicionar os ingredientes, a betoneira já esteja trabalhando. Para betoneiras mais usadas, recomenda-se a adição de uma pequena porção de água antes de iniciar a mistura para impedir a absorção da água do traço pelas paredes da betoneira. O equipamento consegue também otimizar o tempo. Anterior a ela, os operários preparavam e misturavam o concreto com as próprias mãos – método ainda utilizado em algumas obras – perdendo tempo, desperdiçando dinheiro e afetando a produtividade. Para a receita não existe medida, podendo variar de acordo com o tipo da obra ou critério do engenheiro civil, arquiteto ou mestre de obras. Outros tipos de cimentos, pedra e aditivos também podem ser misturados. Deve-se entender os requisitos e as medidas de segurança, os quais devem ser aplicados por projetistas, conforme a NBR ISO 12100, fabricantes e fornecedores de betoneiras estacionárias para mistura de concreto e argamassa para utilização em obras de construção civil.

Da Redação – 

Atualmente existem betoneiras de várias capacidades de mistura e com diversas características no mercado, e como se pode escolher o melhor modelo para o trabalho. Essas máquinas se tornaram essenciais para aumentar a produtividade e a qualidade do concreto produzido em uma obra, seja de pequeno, médio ou grande porte. Esses equipamentos são responsáveis por misturar o cimento e a argamassa no canteiro de obras, otimizando o tempo, diminuindo o desgaste do operador e entregando mais qualidade na massa produzida.

Além disso, o desperdício de matéria prima também se torna menor ao utilizar uma betoneira, garantindo assim um ótimo custo-benefício no projeto. Para escolher o modelo ideal que atenda a necessidade da sua obra, existem alguns pontos essenciais que devem ser observados no momento da compra ou aluguel. Em primeiro lugar, deve-se verificar a rede elétrica de instalação no local do trabalho.

Depois, o equipamento precisa ser bem instalado e o motor deve ter a configuração compatível com a rede elétrica. Uma rede elétrica instável ou com má instalação resultará em danos ao motor e baixa produtivid...

Artigo atualizado em 09/11/2021 04:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica