Publicado em 19 out 2021

Norma IEC atualizada garante a segurança funcional das máquinas

Redação

Um alerta é dado de que uma zona perigosa foi violada: uma pessoa entrou na zona e pode estar em risco físico. Como resultado, a máquina operando nessa zona é automaticamente desligada. Esse é um exemplo de segurança funcional. É parte da segurança geral de um sistema ou dispositivo que depende de proteções automáticas colocadas em prática para responder a uma situação potencialmente perigosa.

Natalie Mouyal, 25 de março de 2021 – 

Para garantir a segurança das máquinas e de quem as opera, são necessárias medidas de segurança. Os sistemas de controle de máquinas, que fornecem funções de segurança, não apenas detectam o risco, mas, além disso, tomam medidas preventivas para diminuí-lo.

A IEC publicou uma nova edição da IEC 62061 - Safety of machinery – Functional safety of safety-related control systems. Essa norma fornece uma abordagem para atingir o desempenho necessário das funções de segurança a fim de reduzir os perigos potenciais gerados pelas máquinas. Em comparação com a edição anterior, o escopo da norma foi ampliado para incluir os sistemas não elétricos.

De acordo com Wolfgang Reinelt, líder do projeto da nova edição da IEC 62061, “o objetivo da IEC 62061 é aplicar os requisitos de segurança funcional ao setor de máquinas. Com a sua edição atualizada, abordamos novas áreas, como tecnologias não eletrônicas, aspectos de software, segurança e testes”. Essa edição também oferece melhorias em termos de estrutura, legibilidade e a inclusão de m...

Artigo atualizado em 20/10/2021 12:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica