Publicado em 30 mai 2023

Os parâmetros normativos de segurança dos veículos industriais autopropelidos

Redação

O veículo industrial autopropelido é um veículo de rodas que possui pelo menos três rodas, com um mecanismo de condução motorizado, exceto veículos que rodam sobre trilhos, projetado para transportar, rebocar, empurrar, levantar, empilhar ou enfileirar em prateleiras qualquer tipo de carga, e controlado por um operador. Já o veículo conduzido por operador caminhante é projetado para ser controlado por um operador caminhando junto com o veículo, por exemplo, por meio de uma alavanca ou controle remoto, podendo ser equipado com uma opção de condução em pé no veículo. O veículo conduzido com o operador a bordo é projetado para ser controlado por um operador sentado em um assento ou em uma plataforma de comando sobre o veículo. Os veículos industriais conduzidos com o operador em pé, equipados com um assento para o operador, são considerados veículos conduzidos com o operador em pé. Todos os veículos devem estar em conformidade com os requisitos de segurança e/ou com as medidas de proteção. Além disso, o veículo deve ser projetado de acordo com os princípios da NBR ISO 12100 para perigos aplicáveis. Assim, há requisitos de segurança e os meios para sua verificação para os seguintes tipos de veículos industriais autopropelidos: veículos industriais com contrapeso; veículos de alcance com torre retrátil ou carro com braço do garfo retrátil; veículos transportadores de carga; veículos de empilhamento (empilhadeiras) de paletes (estrados); veículos com plataforma de alto levantamento; veículos com posição elevada do operador até 1.200 mm; veículos de carregamento lateral (somente um lado); veículos de empilhamento lateral (ambos os lados) e veículos de empilhamento lateral e frontal; veículos transportadores de paletes; veículos bidirecionais e multidirecionais;         tratores com força na barra de tração, até 20.000 N; veículos todo-terreno com contrapeso; e veículos industriais movidos a bateria, diesel, gasolina ou GLP (gás liquefeito de petróleo).

Da Redação – 

Importante que esse tipo de produto seja projetado de forma que ele seja adequado à sua finalidade ou função e que possa ser ajustado e mantido sem colocar as pessoas em risco, quando utilizado nas condições previstas pelo fabricante. A fim de projetar adequadamente um produto e abranger todos os requisitos de segurança específicos, o fabricante tem que identificar os perigos que se aplicam ao seu produto e realizar uma avaliação de risco. Em seguida, o fabricante precisa projetar e construir o produto, levando em consideração esta avaliação.

O objetivo deste procedimento é eliminar o risco de acidentes durante toda a vida útil previsível da máquina, incluindo as fases de montagem e desmontagem, onde os riscos de acidentes também podem surgir de situações anormais previsíveis. Ao selecionar os métodos mais apropriados, o fabricante precisa aplicar os seguintes princípios, na ordem apresentada a seguir: eliminar ou reduzir os riscos, na medida do possível, que o projeto permitir (projeto e construção de máquinas inerentemente seguras); tomar as medidas de proteção necessárias em relação aos riscos que não po...

Artigo atualizado em 30/05/2023 05:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica