Publicado em 18 jul 2023

O projeto e a segurança das centrais de gás liquefeito de petróleo (GLP)

Redação

Uma central de GLP é uma área especifica para conter os recipientes interligados ao coletor e acessórios, destinados ao recebi- mento, armazenamento, controle e suprimentos de GLP para consumo que é um produto constituído de hidrocarbonetos com três ou quatro átomos de carbono (propano, propeno, butanos e butenos) podendo apresentar em sua mistura pequenas frações de outros hidrocarbonetos. Os projetos pertinentes à instalação da central de GLP devem ser elaborados por profissional habilitado e devem conter localização, afastamentos, equipamentos, acessórios, indicação da quantidade e capacidade volumétrica dos recipientes de armazenagem, forma de abastecimento e seu detalhamento, se necessário. Há parâmetros normativos obrigatórios para o projeto, montagem, alteração, localização e segurança das centrais de gás liquefeito de petróleo (GLP), para instalações comerciais, residenciais, industriais e de abastecimento de empilhadeiras ou equipamentos industriais de limpeza. Isso também é aplicável às instalações onde o gás liquefeito de petróleo é conduzido por um sistema de tubulações e acessórios, desde os recipientes de GLP até o primeiro regulador de pressão da rede de alimentação e mesmo nas instalações de centrais com transferência de GLP para recipientes transportáveis montados em empilhadeiras ou equipamentos industriais de limpeza movidos a motores de combustão interna. Inclui, ainda, as instalações que utilizam recipientes com capacidade igual ou inferior a 0,032 m³ (32 L), diretamente acoplados, com regulador e mangueira, ao aparelho de utilização.

Da Redação – 

De uma maneira geral, os projetos pertinentes à instalação da central de gás devem ser elaborados por profissional habilitado e devem conter localização, afastamentos, equipamentos, acessórios, indicação da quantidade e capacidade volumétrica dos recipientes de armazenagem, forma de abastecimento e seu detalhamento, se necessário. Antes do início da execução da instalação, deve ser emitida a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)/Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) do projeto e execução por profissional habilitado e registrado no órgão de classe.

A montagem e a manutenção das instalações de centrais e tubulações para GLP devem ser realizadas por profissionais capacitados. A pressão de projeto (PP) para os recipientes, tubulações, acessórios e vaporizadores até o primeiro regulador de pressão é de 1,7 MPa, baseada na condição de armazenamento de um produto composto por propano comercial em uma temperatura de 45 °C.

Para a fabricação de recipientes novos e componentes que têm contato direto com o GLP no interior de recipientes, tanto na fase líquida como na fase vapor, é estabelecida a pressã...

Artigo atualizado em 18/07/2023 06:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica