Publicado em 15 abr 2025

Os cenários e os desafios da indústria petroquímica nacional

Redação

A taxa de utilização das fábricas caiu para os níveis mais baixos em 34 anos, com 49% do consumo interno vindo de importações, principalmente da China e EUA, intensificando a concorrência e afetando a produção local. Além da dependência preocupante de produtos importados, esses fatores pressionam a indústria nacional, levando ao fechamento de fábricas.

Tulio Cerviño – 

A indústria de base desempenha um papel importante no desenvolvimento econômico de qualquer nação. Setores como siderurgia, mineração, celulose, óleo e gás, químicos e petroquímicos formam a espinha dorsal da nossa economia, impulsionando a geração de empregos, exportações e inovação tecnológica.

Eles são o alicerce sobre o qual todas as outras indústrias são construídas, fornecendo matérias-primas e energia que sustentam uma ampla gama de atividades produtivas, indo desde a área de saúde e cosméticos até as indústrias automobilística e aeroespacial. Dentro desse ecossistema, o setor petroquímico tem uma relevância estratégica como fornecedor de insumos essenciais para segmentos como embalagens, construção civil, automotivo e tecnologia.

Desta forma, ele não apenas movimenta a economia, mas também é um termômetro da competitividade industrial de um país. Entretanto, já há algum tempo no Brasil, enfrentamos um cenário de desafios estruturais e conjunturais que colocam em risco a sustentabilidade desse setor tão vital.

Recentes análises apontam para uma tempestade que só tem aume...

Artigo atualizado em 15/04/2025 09:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica