Publicado em 25 abr 2023

A determinação da faixa de destilação dos líquidos orgânicos voláteis

Redação

Os compostos orgânicos são aqueles formados por carbono, independente terem sido sintetizados ou não por organismos vivos. As diferentes formas como os átomos das cadeias carbônicas se ligam da origem a uma quantidade quase infinita de compostos orgânicos. Com isso eles podem ser agrupados de acordo com as classes funcionais, que é um conjunto de substância que apresentam propriedades químicas parecidas. As principais classes são: hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éteres, ésteres, aminas, amidas, haletos orgânicos, fenóis, nitrocompostos, nitrilas, ácidos sulfônicos e compostos organometálicos. Além disso, podem ser divididos em compostos orgânicos naturais ou sintéticos. Em relação à solubilidade em água, a maioria é praticamente insolúvel, porém a presença de heteroátomos pode aumentar um pouco essa solubilidade. Vale aqui a expressão semelhante dissolve semelhante. Uma grande parte dos compostos orgânicos pode sofrer combustão, como é caso da gasolina, que é uma mistura de hidrocarbonetos e de etanol. Existe um método para a determinação da faixa de destilação dos líquidos orgânicos entre 30 °C e 350 °C que são quimicamente estáveis durante o processo de destilação manual ou automático. Este método aplica-se aos líquidos orgânicos voláteis, como hidrocarbonetos, compostos oxigenados, intermediários químicos e suas misturas.

Da Redação – 

O uso desde método de destilação pode causar superaquecimento que pode ser provocado por qualquer condição que faça com que a temperatura em torno do vapor seja superior a temperatura de equilíbrio líquido/vapor pode causar superaquecimento. Devem ser evitados os fatores específicos que contribuam para o superaquecimento, descritos a seguir. Deve-se evitar que a chama de gás aplicada entre em contato com uma porção maior do que aquela especificada para o balão.

Deve-se manter as dimensões totais corretas e o diâmetro do orifício especificado para a placa. O orifício deve ser perfeitamente circular, sem irregularidades. A placa não pode apresentar rachaduras e fendas. Posicionar o balão no orifício na placa superior de isolamento.

Deve-se tomar cuidado com relação à colocação e ao posicionamento do queimador, e quanto à característica da chama, conforme descrito a seguir. Colocar o queimador em um nível tal que a totalidade da área de combustão da chama fique aproximadamente 20 mm abaixo da placa. A chama não pode ter uma seção transversal maior do que a necessária, e deve ser não luminosa.

Uma f...

Artigo atualizado em 18/04/2023 05:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica