Os dados de confiabilidade e manutenção dos equipamentos em indústrias de petróleo
Redação
Alguns princípios para a coleta de dados de confiabilidade e manutenção (reliability and maintenance - RM) no nível de equipamento podem ser aplicados para a monitoração e a análise do desempenho nos níveis de planta e de sistemas constituídos por várias classes de equipamentos. Contudo, a monitoração do desempenho da planta também requer outros tipos de dados. Os requisitos normativos criam base para a coleta de dados de RM, em um formato-padrão para equipamentos em todas as instalações e operações nas indústrias de petróleo, gás natural e petroquímica, durante o ciclo de vida operacional dos equipamentos. Eles descrevem os princípios da coleta de dados e os termos e definições associados que constituem uma linguagem de confiabilidade que pode ser útil para a comunicação da experiência operacional. Os modos de falha especificados na parte normativa desta norma podem ser usados como um tesouro de confiabilidade para várias aplicações tanto de ordem quantitativa como qualitativa. Também descrevem as práticas de controle e garantia da qualidade de dados para orientar o usuário. A padronização de práticas de coleta de dados facilita o intercâmbio de informações entre as partes, como, por exemplo, plantas, proprietários, fabricantes e empreiteiras. Os dados das principais categorias a serem coletados são os seguintes: dados de equipamentos, como, por exemplo, taxonomia e atributos de equipamentos; dados de falhas, como, por exemplo, causa e consequência de falhas; dados de manutenção, como, por exemplo, ações de manutenção, recursos usados, consequência da manutenção, tempo não operacional. As principais áreas onde tais dados são utilizados são as seguintes: a confiabilidade, como, por exemplo, eventos de falha e mecanismos de falha; a disponibilidade/eficiência, como, por exemplo, disponibilidade do equipamento, disponibilidade do sistema, disponibilidade de produção da planta; manutenção, como, por exemplo, manutenções corretiva e preventiva, plano de manutenção, capacidade de suporte à manutenção; segurança e meio ambiente, como, por exemplo, falhas de equipamentos com consequências adversas para a segurança e/ou meio ambiente.
Da Redação –
É fundamental ter a confiança nos dados de RM coletados e, por conseguinte, em qualquer análise, depende fortemente da qualidade dos dados coletados. Os dados de alta qualidade são caracterizados pelos dados completos em relação à especificação; conformidade com definições de parâmetros de confiabilidade, tipos e formatos de dados; entrada, transferência, manuseio e armazenamento de dados de forma precisa (manualmente ou eletrônica); população suficiente e período de observação adequado para proporcionar confiança estatística; e relevância dos dados em relação às necessidades do usuário.
Antes de se iniciar o processo de coleta de dados, deve-se enfatizar algumas medidas. Deve-se definir o objetivo da coleta de dados, a fim de reunir dados relevantes para o uso a que se destinam. Entre os exemplos de análises em que tais dados podem ser usados podem-se citar a análise quantitativa de risco (quantitative risk analysis – QRA); a análise de confiabilidade, disponibilidade e mantenabilidade (reliability, availability, and maintainability - RAM); manutenção centrada em confiabilidade (reliability-centred mainten...