Publicado em 07 fev 2023

Usar óleo de motor incorreto causa problemas sérios às motocicletas

Redação

Os usuários devem compreender a importância de se escolher o óleo lubrificante adequado, a fim de aumentar a vida útil do motor da motocicleta. O uso do produto inadequado pode prejudicar o funcionamento da motocicleta a médio e longo prazo.

Fabio Araujo – 

Um levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) indicou que o mercado brasileiro de motocicletas está aquecido. Segundo o estudo, as vendas de motocicletas no Brasil somaram 1.229.987 unidades entre janeiro e novembro de 2022, alta de 17,71% em relação ao mesmo período de 2021. E para isso, é importante reforçar aos motoristas, o dever de olhar com cautela a manutenção do óleo do motor.

É vital que os consumidores escolham os óleos lubrificantes adequados para motocicletas, ao invés de utilizarem óleos produzidos para motores de carros, algo muito comum. O uso do produto inadequado pode prejudicar o funcionamento da motocicleta a médio e longo prazo.

O motor de um carro de passeio usa um líquido de arrefecimento para resfriar o motor e tem um cárter de óleo maior, quando comparado com o motor de uma motocicleta. Os motores de motocicleta são normalmente resfriados a ar e têm cárteres menores.

As motocicletas utilizam o mesmo óleo para lubrificar o motor, a embreagem e a caixa de câmbio, como um único e complexo sistema. Como o óleo do motor do carro de...

Artigo atualizado em 07/02/2023 04:37.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica