Publicado em 07 fev 2023

As práticas necessárias de ESG na indústria têxtil

Redação

O environmental, social, and governance (ESG) pode ajudar a avaliar quaisquer riscos ambientais que uma empresa possa enfrentar e como ela está gerenciando esses riscos. Os critérios ambientais consideram como uma empresa protege o meio ambiente, incluindo políticas corporativas relacionadas às mudanças climáticas, por exemplo. Os critérios sociais examinam como ela gerencia o relacionamento com funcionários, fornecedores, clientes e as comunidades onde atua. A governança lida com a liderança de uma empresa, pagamento de executivos, auditorias, controles internos direitos dos acionistas. É necessário a responsabilidade das corporações com a sustentabilidade do negócio em todas as esferas, ambientais, sociais e de governança. Desenvolver-se de forma sustentável traz vários benefícios não só para a indústria, mas para toda a sociedade.

Francis Axt –

O conceito do environmental, social and corporate (ESG) tem como objetivo avaliar as atuações de empresas e corporações em prol de ativações sociais, ambientais e corporativas, sempre dentro de regras rígidas de compliance. Quando falamos da indústria têxtil, não é diferente, pois essas práticas devem estar alinhadas à estratégia de cada tipo de negócio.

O aspecto ambiental, por exemplo, é a gestão responsável por ações para eficiência energética, pegada de carbono, recursos naturais, gestão de resíduos e reciclagem. Quando falamos do social, podemos citar a diversidade, inclusão, igualdade, segurança do trabalho, relacionamento com a comunidade, satisfação do cliente e certificação de fornecedores. Agora, quando o assunto é a governança, ou seja, o relacionamento com stakeholders, o código de ética e conduta, políticas anticorrupção, gestão de risco, transparência na gestão de desempenho, auditoria independente, são extremamente primordiais nesse quesito.

De 2019 para cá, vimos um avanço nas frentes citadas, mas o segmento têxtil ainda caminha a passos lentos nos assuntos ESG. Grandes magazines estão adia...

Artigo atualizado em 07/02/2023 04:43.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica