Publicado em 09 set 2025

A comunicação eficaz ajuda na gestão bem-sucedida das crises

Redação

A crise é um evento ou situação anormal ou extraordinária que ameace uma organização ou comunidade e requeira uma resposta estratégica, adaptativa e oportuna a fim de preservar sua viabilidade e integridade. O evento ou situação pode incluir um alto grau de complexidade, instabilidade e incerteza ou uma situação que pode exceder a capacidade de resposta ou capacidade da organização. Dada a natureza de uma crise, uma abordagem flexível e dinâmica é necessária, além de quaisquer planos e procedimentos já ensaiados, e as ameaças podem ter impacto sobre a habilidade de funcionamento da organização, sua reputação, sua marca, sua propriedade física, política ou intelectual, sua estrutura organizacional e seus fatores humanos, ambientais e econômicos. A gestão de crises é são as atividades coordenadas para liderar, dirigir e controlar uma organização com relação à crise e uma equipe de gestão de crises (EGC) envolve um grupo de indivíduos funcionalmente responsáveis por liderar a resposta da gestão da de crises da organização. Dessa forma, a comunicação eficaz é um componente-chave da gestão bem-sucedida de crises e é parte integrante da resposta da organização a qualquer crise. Abrange a comunicação interna e externa, concebida e entregue em apoio à função de gestão de crises.

Da Redação – 

A tomada de decisão para a gestão das crises é o processo que leva à seleção de um curso de ação entre mais de uma opção. Essa seleção é baseada nos valores, fatores de peso (incluindo legais, técnicos, operacionais, etc.), prioridades e preferências do(s) tomador(es) de decisão que podem ser alcançados em uma base de decisão individual ou em grupo.

A qualidade do significado preciso e da troca de informações e dados no processo de tomada de decisão pode impactar na decisão ou no nível de consenso alcançado. O desafio da tomada de decisões na crise é frequentemente subestimado, ignorado ou desconhecido, exceto com o benefício da visão retrospectiva.

Os tomadores de decisão precisam estar cientes do viés de retrospectiva, pelo qual as decisões, com o benefício da retrospectiva, parecem falhas ou errôneas. Consequentemente, convém que a base para a tomada de decisões ou ações subsequentes seja registrada com o contexto e as informações pertinentes para que possam ser adequadamente justificadas.

Mesmo o executivo sênior mais ponderado e decisivo no dia a dia pode ficar sobrecarregado em uma crise, ...

Artigo atualizado em 10/09/2025 10:40.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica